Publication
O desenvolvimento e a utilização de ebooks interativos e multimídia em EAD : um estudo sobre os cursos de especialização do NEAD-UFSJ-Brasil
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | |
dc.contributor.advisor | Bidarra, José | |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Filipe Santos | |
dc.contributor.author | Lima, Eduardo Henrique de Matos | |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T16:53:57Z | |
dc.date.available | 2018-12-11T16:53:57Z | |
dc.date.issued | 2018-10-30 | |
dc.date.submitted | 2018-12-11 | |
dc.description.abstract | A busca constante de entendimento sobre a contemporaneidade, assim como as transformações decorrentes das mudanças ao longo do tempo, é fundamental para que nossa ação seja coerente, crítica e reflexiva, o que pode contribuir para uma melhor qualidade no trabalho que realizamos, principalmente quando se trata de Educação. Nesse sentido, o presente estudo trata sobre a apropriação e a utilização de dispositivos digitais móveis em cursos na modalidade a distância e a viabilidade de desenvolvimento, implementação e utilização de ebooks interativos e multimídia para fins educativos. O tema da pesquisa está relacionado a apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, voltado para o processo de desenvolvimento e possibilidades de utilização de recursos digitais na abordagem de conteúdos em cursos e-learning, além de procurar conhecer aspectos e questões que envolvem a apropriação e uso de dispositivos digitais móveis por estudantes, professores e tutores de cursos na modalidade a distância (EaD). Foram utilizados métodos essencialmente qualitativos na realização da pesquisa, com uma estratégia em três vertentes principais de investigação: revisão bibliográfica e documental; recolha e análise de dados sobre um caso no Brasil; desenvolvimento, aplicação e avaliação da usabilidade de três ebooks interativos e multimídia, sobre História da Matemática, em um curso no formato e-learning. No desenvolvimento desse estudo foi possível identificar práticas e tendências na educação relacionadas diretamente às mudanças que procuramos apresentar como proposta: a publicação eletrônica; a aprendizagem online; a aprendizagem híbrida e de modelos colaborativos; a aprendizagem móvel; e a gamificação. Verificamos que o conhecimento e a apropriação das tecnologias digitais são algumas das características e condições para aplicações efetivas que resultem nas mudanças esperadas, coerentes com o atual cenário sócio-técnico-cultural. No entanto, constatamos que na área da educação, além de propostas inadequadas e ambientes desfavoráveis, muitos profissionais ainda não estão familiarizados ou capacitados para a utilização de recursos e dispositivos tecnológicos digitais. | pt_PT |
dc.description.abstract | The constant search for understanding about contemporaneity, as well as transformations resulting from changes over time, is fundamental for action to be coherent, critical and reflective, which can contribute to a better quality of work, especially when Education. In this sense, the present study deals with the appropriation and the use of mobile digital devices in courses in the distance modality and viability of development, implementation and use of interactive ebooks and multimedia for educational purposes. The research theme is related to the appropriation and use of digital information and communication technologies in education, focused on the development process and possibilities of using digital resources in the approach of content in e-learning courses, as well as seeking to know aspects and issues which involve the appropriation and use of mobile digital devices by students, teachers and tutors of distance learning (EAD) courses. Essentially qualitative methods were used in the research, with a strategy in three main research areas: bibliographical and documentary review; collection and analysis of data on a case in Brazil; development, application and evaluation of the usability of three interactive and multimedia ebooks on History of Mathematics in an e-learning course. In the development of this study was possible to identify practices and trends in education related to the changes we seek as proposal: electronic publication; online learning; hybrid learning and collaborative models; mobile learning; and a gamification. We verify that the know and applied in digital technologies are some of the characteristics and conditions for effective applications that result in the expected changes, consistent with the current socio-technical-cultural scenario. However, we find that in the area of education, in addition to inadequate proposals and unfavorable environments, many professionals are not yet familiar or qualified to use digital technology resources and devices. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lima, Eduardo Henrique de Matos - O desenvolvimento e a utilização de ebooks interativos e multimídia em EAD [Em linha] : um estudo sobre os cursos de especialização do NEAD-UFSJ-Brasil. [S.l.]: [s.n.], 2018. 339 p. | |
dc.identifier.tid | 101471823 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7758 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ebook | pt_PT |
dc.subject | Recursos interativos | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.subject | M-Learning | pt_PT |
dc.subject | Cibercultura | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Estudo de casos | pt_PT |
dc.subject | História da matemática | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | Cyberculture | |
dc.subject | EaD | |
dc.title | O desenvolvimento e a utilização de ebooks interativos e multimídia em EAD : um estudo sobre os cursos de especialização do NEAD-UFSJ-Brasil | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Tese de Doutoramento em Média-Arte Digital em associação com a Universidade do Algarve, apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |