Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Habitar (n)o imaginário: a figura de D. Sebastião na literatura e nas artesPublication . Xavier, António; Carreto, Carlos F. ClamoteAs reflexões que aqui se apresentam pretendem contribuir para o estudo do imaginário sebastianista na literatura e nas artes. Procura-se, a partir da análise privilegiada de uma obra literária e duas obras do domínio das artes plásticas, nomeadamente uma pintura e uma escultura, questionar os possíveis significados do mito sebastianista, procedendo-se também a uma leitura e interpretação deste mito tanto em função da sua apropriação pelos autores como das diversas modalidades de representação artística que o transformam. Ao mesmo tempo, tenta-se perceber qual o papel dos artistas e das obras literárias/ plásticas na criação de mitos.
- Novos usos para lugares de memória: história e património artístico da Quinta Alegre entre os séculos XVIII a XXIPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Coelho, Teresa CamposNo contexto da investigação em curso sobre o importante património edificado da família Telles da Silva (Marqueses de Alegrete, Condes de Tarouca e Marqueses de Penalva), pretendemos apresentar nesta comunicação um estudo de caso a Quinta Alegre em S. Sebastião da Charneca, cuja construção está atribuída a Manuel Telles da Silva, (1641-1709). Já no século XIX a hoje demoninada Quinta Alegre passaria para a posse de José Bento de Araújo (? – 1844), rico comerciante de Lisboa, responsável pela (re)construção da casa nobre hoje existente. Edifício e a sua envolvente configuram o exemplo de uma das mais requintadas quintas de recreio tardo-barrocas e românticas dos arredores de Lisboa. Estando na posse da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 1983, a presente comunicação resulta da investigação que elaborámos para esta instituição, em colaboração com os outros membros da equipa tendo em vista a sua reabilitação.
- O desenvolvimento e a utilização de ebooks interativos e multimídia em EAD : um estudo sobre os cursos de especialização do NEAD-UFSJ-BrasilPublication . Lima, Eduardo Henrique de Matos; Bidarra, José; Fernandes, Filipe SantosA busca constante de entendimento sobre a contemporaneidade, assim como as transformações decorrentes das mudanças ao longo do tempo, é fundamental para que nossa ação seja coerente, crítica e reflexiva, o que pode contribuir para uma melhor qualidade no trabalho que realizamos, principalmente quando se trata de Educação. Nesse sentido, o presente estudo trata sobre a apropriação e a utilização de dispositivos digitais móveis em cursos na modalidade a distância e a viabilidade de desenvolvimento, implementação e utilização de ebooks interativos e multimídia para fins educativos. O tema da pesquisa está relacionado a apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, voltado para o processo de desenvolvimento e possibilidades de utilização de recursos digitais na abordagem de conteúdos em cursos e-learning, além de procurar conhecer aspectos e questões que envolvem a apropriação e uso de dispositivos digitais móveis por estudantes, professores e tutores de cursos na modalidade a distância (EaD). Foram utilizados métodos essencialmente qualitativos na realização da pesquisa, com uma estratégia em três vertentes principais de investigação: revisão bibliográfica e documental; recolha e análise de dados sobre um caso no Brasil; desenvolvimento, aplicação e avaliação da usabilidade de três ebooks interativos e multimídia, sobre História da Matemática, em um curso no formato e-learning. No desenvolvimento desse estudo foi possível identificar práticas e tendências na educação relacionadas diretamente às mudanças que procuramos apresentar como proposta: a publicação eletrônica; a aprendizagem online; a aprendizagem híbrida e de modelos colaborativos; a aprendizagem móvel; e a gamificação. Verificamos que o conhecimento e a apropriação das tecnologias digitais são algumas das características e condições para aplicações efetivas que resultem nas mudanças esperadas, coerentes com o atual cenário sócio-técnico-cultural. No entanto, constatamos que na área da educação, além de propostas inadequadas e ambientes desfavoráveis, muitos profissionais ainda não estão familiarizados ou capacitados para a utilização de recursos e dispositivos tecnológicos digitais.