Repository logo
 
Publication

B-learning e avaliação da produção e interação orais no português língua estrangeira

dc.contributor.authorSoares, Liliana
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorRamos, Rui
dc.date.accessioned2023-12-27T13:55:40Z
dc.date.available2023-12-27T13:55:40Z
dc.date.issued2023-11-06
dc.description.abstractDesde 2020, em resposta aos confinamentos impostos mundialmente, o ensino online tornou-se uma ferramenta integrante das metodologias de ensino, continuando hoje a ser usado, seja como veículo principal seja como meio complementar ao ensino presencial sob a forma de b-learning (Cardoso & Pestana, 2021; Vijayakumar, 2022). Com o regresso ao ensino presencial, é essencial valorizar os progressos alcançados na literacia digital durante os últimos anos e considerar como podemos manter as melhores práticas provenientes do ensino online combinadas com estratégias eficazes de ensino em sala de aula (del Dujo & Martín-Lucas, 2020). Neste contexto, iniciámos um projeto com o propósito de investigar os efeitos da aplicação de sequências didáticas que combinam b-learning (Peres, 2018; Pavlou, 2020) e metodologias centradas no aprendente (mais especificamente, Sala de Aula Invertida – Lage et al., 2000; Bergmann & Sams, 2012 – e Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas – Savin-Baden, 2003) e que visam o desenvolvimento da produção e interação orais em aprendentes universitários chineses enquadrados no nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Companion Volume (2018, doravante referido como QECRL). Para a recolha de dados, foram selecionados instrumentos como pré-testes, sequências didáticas (Villa & Santasusana, 2005) e atividades de avaliação, além de uma grelha para a avaliação dos textos orais (Referencial Camões, 2017; QECRL, 2018). Esta comunicação visa propor e discutir a grelha com parâmetros e critérios para a avaliação da produção e interação orais, que foi elaborada no âmbito do projeto indicado e fundamentada numa revisão da literatura e no QECRL. Para isso, começaremos por apresentar o projeto e a estrutura dos instrumentos da recolha de dados, seguindo-se a proposta fundamentada da grelha para a avaliação dos textos orais resultantes da aplicação das sequências didáticas em b-learning. Por fim, refletiremos sobre as vantagens e limitações deste instrumento de avaliação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSoares, L., Castelo, A., & Ramos, R. (2023). B-learning e avaliação da produção e interação orais no Português Língua Estrangeira. 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)” (Universidade Aberta, Lisboa, 06-07/11/2023, apresentação online com interação síncrona).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15301
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectb-learningpt_PT
dc.subjectSala de aula invertidapt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemaspt_PT
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_PT
dc.subjectProdução e interação oraispt_PT
dc.titleB-learning e avaliação da produção e interação orais no português língua estrangeirapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Aberta, Lisboapt_PT
oaire.citation.title3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”pt_PT
person.familyNameCastelo
person.familyNameRamos
person.givenNameAdelina
person.givenNameRui
person.identifier0000000070124237
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.ciencia-id281E-FBCD-2E5A
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0001-8700-8301
person.identifier.ridM-9681-2013
person.identifier.scopus-author-id55223221100
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication6a04081e-cfdb-4863-be53-34094efc6aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
iTel - B-learning e avaliacao da producao e interacao orais PLE.pdf
Size:
832.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: