Publication
B-learning e avaliação da produção e interação orais no português língua estrangeira
dc.contributor.author | Soares, Liliana | |
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.contributor.author | Ramos, Rui | |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T13:55:40Z | |
dc.date.available | 2023-12-27T13:55:40Z | |
dc.date.issued | 2023-11-06 | |
dc.description.abstract | Desde 2020, em resposta aos confinamentos impostos mundialmente, o ensino online tornou-se uma ferramenta integrante das metodologias de ensino, continuando hoje a ser usado, seja como veículo principal seja como meio complementar ao ensino presencial sob a forma de b-learning (Cardoso & Pestana, 2021; Vijayakumar, 2022). Com o regresso ao ensino presencial, é essencial valorizar os progressos alcançados na literacia digital durante os últimos anos e considerar como podemos manter as melhores práticas provenientes do ensino online combinadas com estratégias eficazes de ensino em sala de aula (del Dujo & Martín-Lucas, 2020). Neste contexto, iniciámos um projeto com o propósito de investigar os efeitos da aplicação de sequências didáticas que combinam b-learning (Peres, 2018; Pavlou, 2020) e metodologias centradas no aprendente (mais especificamente, Sala de Aula Invertida – Lage et al., 2000; Bergmann & Sams, 2012 – e Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas – Savin-Baden, 2003) e que visam o desenvolvimento da produção e interação orais em aprendentes universitários chineses enquadrados no nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Companion Volume (2018, doravante referido como QECRL). Para a recolha de dados, foram selecionados instrumentos como pré-testes, sequências didáticas (Villa & Santasusana, 2005) e atividades de avaliação, além de uma grelha para a avaliação dos textos orais (Referencial Camões, 2017; QECRL, 2018). Esta comunicação visa propor e discutir a grelha com parâmetros e critérios para a avaliação da produção e interação orais, que foi elaborada no âmbito do projeto indicado e fundamentada numa revisão da literatura e no QECRL. Para isso, começaremos por apresentar o projeto e a estrutura dos instrumentos da recolha de dados, seguindo-se a proposta fundamentada da grelha para a avaliação dos textos orais resultantes da aplicação das sequências didáticas em b-learning. Por fim, refletiremos sobre as vantagens e limitações deste instrumento de avaliação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Soares, L., Castelo, A., & Ramos, R. (2023). B-learning e avaliação da produção e interação orais no Português Língua Estrangeira. 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)” (Universidade Aberta, Lisboa, 06-07/11/2023, apresentação online com interação síncrona). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15301 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | b-learning | pt_PT |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem baseada na resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Instrumentos de avaliação | pt_PT |
dc.subject | Produção e interação orais | pt_PT |
dc.title | B-learning e avaliação da produção e interação orais no português língua estrangeira | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Aberta, Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)” | pt_PT |
person.familyName | Castelo | |
person.familyName | Ramos | |
person.givenName | Adelina | |
person.givenName | Rui | |
person.identifier | 0000000070124237 | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-ABA2-80B9 | |
person.identifier.ciencia-id | 281E-FBCD-2E5A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9079-1066 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8700-8301 | |
person.identifier.rid | M-9681-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55223221100 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d | |
relation.isAuthorOfPublication | 6a04081e-cfdb-4863-be53-34094efc6aba | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- iTel - B-learning e avaliacao da producao e interacao orais PLE.pdf
- Size:
- 832.51 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: