Publication
Conceções sobre o currículo na educação pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Seabra, Filipa | |
dc.contributor.author | Carrachás, Natércia | |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T11:59:44Z | |
dc.date.issued | 2019-03-11 | |
dc.date.submitted | 2019-06-03 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho foca-se sobre o currículo da Educação de Infância e a forma como é perspetivado por educadores, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encarregados de educação. Primeiramente, contextualiza-se a Educação de Infância (EI), para melhor entender a necessidade de se proceder a um trabalho mais ativo no sentido de valorizar este nível de ensino. Dada a sua curta existência, acompanhada de alguns recuos e avanços, a ideia que por vezes transparece no discurso social sobre a EI é que não é tida como uma atividade cujo objetivo seja contribuir para o desenvolvimento global das crianças com idades desde os 3 anos até a entrada no 1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB), persistindo conceções assistencialistas em relação a este nível de educação. Explora-se igualmente alguns instrumentos utilizados no âmbito da Educação Pré-escolar (EPE). O currículo apresenta-se como meio acerca do qual se desenvolve a prática letiva, justificando assim a intencionalidade bem como todo o envolvimento de meios para a sua construção. A intenção que orientou o estudo foi entender a conceção que EI, professores do 1ºCEB e alguns pais têm acerca deste nível de educação. Perceber se lhe reconhecem a incumbência de desenvolver competências a ter em conta na formação pessoal e social, bem com nas restantes áreas de conteúdo, que sejam o alicerce facilitador para a construção de um caminho para entrada no novo ciclo. O estudo, de natureza mista, recorreu à aplicação de inquéritos por questionário, a educadores e professores, e a alguns pais, num território no interior de Portugal, distrito de Beja; também foram realizadas entrevistas a EI dos mesmos Agrupamentos de Escolas. Os principais resultados apontam no sentido de que os EI constroem o seu currículo com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Os professores do 1ºCEB tem conhecimento da existência das OCEPE, mas não demonstram ter conhecimento acerca do documento, no entanto, reconhecem que o trabalho desenvolvido no Jardim de Infância (JI) é orientado de modo a facilitar futuras aprendizagens dos seus alunos. Os pais por sua vez têm uma atitude um pouco passiva face à vida escolar dos seus educandos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This work focuses on the curriculum of preschool education and how it is seen by educators, primary school teachers and parents. Firstly, we have to contextualize education in childhood so that we can understand better the need to carry on a more active work so as to value this level of education. Considering its short existence, accompanied by some advances and setbacks, the idea that comes up in the social speech about pre-school is that it is not considered as an activity which aim is to contribute to the global development of children between the age of three and the beginning of the primary school, while misconceptions about this level of education still persist. We also explore some tools used in pre-school education. The curriculum is presented as a means to develop teaching considering the intentions as well the environment and the means to its construction. The aim of this study was to understand the conception that preschool teachers, primary school teachers and some parents have about this level of education as well as to understand if they recognize the importance of developing personal and social skills together with other content areas which might be a facilitating scafold for the entrance in the following cycle. This study, using a mixed methodology, used questionnaires to preschool educators, teachers and some parents in region of inner Portugal, the district of Beja. Some interviews were also carried out to preschool educators belonging to the same groups of schools. The main results show that preschool educators build the curriculum based on the General Curricular Orientations for Pre-school (OCEPE). Although primary school teachers know about the existence of the OCEPE, they don’t demonstrate to have much knowledge about its content. Nevertheless, they recognize that the work carried out in preschool aims to facilitate future learning processes for the children. On the other hand, parents have a more passive attitude towards their children’s school life. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Carrachás, Natércia - Conceções sobre o currículo na educação pré-escolar [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 145 p. | |
dc.identifier.tid | 202251900 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8262 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Currículos | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Educadores de infância | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Encarregados de educação | pt_PT |
dc.subject | Preschool | pt_PT |
dc.subject | 1st cycle of basic education | pt_PT |
dc.subject | Curriculum | pt_PT |
dc.title | Conceções sobre o currículo na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |