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- O ensino-aprendizagem do português no Canadá : um contributo para a sua promoçãoPublication . Ribeiro, Ana Paula; Miranda, Branca; Sequeira, Rosa MariaEsta investigação pretende contribuir para a planificação de uma formação adequada às necessidades dos professores de português no Canadá, a partir de um conhecimento mais aprofundado do contexto do ensino-aprendizagem. Para tal, estabeleceram-se os seguintes objetivos investigativos: i) definir o contexto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, no Canadá, em cursos não formais, em regime paralelo, oferecido por escolas comunitárias ou com o apoio de uma Direção Escolar Católica; ii) diagnosticar dificuldades, motivações, expetativas e necessidades de alunos e docentes; iii) refletir sobre as necessidades de formação de professores, em função dos resultados alcançados; e iv) contribuir para uma planificação da formação docente adaptada ao contexto de ensino- aprendizagem de alunos e professores, e às suas necessidades. Com vista a responder a tais questões investigativas, construímos um estudo para, precisamente, construir conhecimento a nível de tais realidades, aplicando um questionário a quatro grandes grupos: professores, pais de alunos com idades entre os 4 e os 6 anos, alunos (dos 9 aos 12 anos, um grupo; e dos 15 aos 18 anos, outro grupo). Do ponto de vista investigativo, não só pretendíamos conhecer melhor os diferentes intervenientes em todo este processo - o seu perfil, atuação, motivações e dificuldades -, mas também compreender se a forma como o encaram é coincidente e quais as lacunas e as áreas passíveis de exigir uma intervenção especial, por parte das instituições que, em Portugal, são responsáveis pelo ensino da língua portuguesa no estrangeiro, através dos seus representantes no terreno. Do ponto de vista formativo, pretendíamos identificar princípios e estratégias de formação potenciadores do desenvolvimento profissional dos docentes, tendo em vista um ensino-aprendizagem de português mais produtivo e o desenvolvimento da competência de comunicação intercultural dos alunos. Os resultados obtidos, mediante o estudo levado a cabo e em conjunto com os conhecimentos que fomos construindo através da observação informal de aulas, revelaram-se, de facto, essenciais para a planificação de uma formação de professores mais ajustada às suas necessidades. A título exemplificativo, entre as dificuldades por nós mais observadas e confirmadas pelo estudo efetuado, destacamos as seguintes: a necessidade de estratégias de ensino diferenciado, adaptadas a grupos heterogéneos a nível etário e quanto à proficiência linguística dos alunos dentro da mesma sala de aula; treino na área da criação de materiais didáticos centrados no desenvolvimento da competência comunicativa intercultural; o estímulo de um ambiente mais colaborativo e reflexivo entre os docentes; a utilização das novas tecnologias em sala de aula e como recurso de formação a distância; as estratégias para uma maior motivação dos alunos do nível secundário para a aprendizagem de português como língua de comunicação internacional creditada; um maior apoio financeiro, e a nível de recursos humanos, por parte do Estado Português, em prol da promoção do ensino-aprendizagem do português e da divulgação da cultura portuguesa no Canadá.
- Conceções sobre o currículo na educação pré-escolarPublication . Carrachás, Natércia; Seabra, FilipaO presente trabalho foca-se sobre o currículo da Educação de Infância e a forma como é perspetivado por educadores, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encarregados de educação. Primeiramente, contextualiza-se a Educação de Infância (EI), para melhor entender a necessidade de se proceder a um trabalho mais ativo no sentido de valorizar este nível de ensino. Dada a sua curta existência, acompanhada de alguns recuos e avanços, a ideia que por vezes transparece no discurso social sobre a EI é que não é tida como uma atividade cujo objetivo seja contribuir para o desenvolvimento global das crianças com idades desde os 3 anos até a entrada no 1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB), persistindo conceções assistencialistas em relação a este nível de educação. Explora-se igualmente alguns instrumentos utilizados no âmbito da Educação Pré-escolar (EPE). O currículo apresenta-se como meio acerca do qual se desenvolve a prática letiva, justificando assim a intencionalidade bem como todo o envolvimento de meios para a sua construção. A intenção que orientou o estudo foi entender a conceção que EI, professores do 1ºCEB e alguns pais têm acerca deste nível de educação. Perceber se lhe reconhecem a incumbência de desenvolver competências a ter em conta na formação pessoal e social, bem com nas restantes áreas de conteúdo, que sejam o alicerce facilitador para a construção de um caminho para entrada no novo ciclo. O estudo, de natureza mista, recorreu à aplicação de inquéritos por questionário, a educadores e professores, e a alguns pais, num território no interior de Portugal, distrito de Beja; também foram realizadas entrevistas a EI dos mesmos Agrupamentos de Escolas. Os principais resultados apontam no sentido de que os EI constroem o seu currículo com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Os professores do 1ºCEB tem conhecimento da existência das OCEPE, mas não demonstram ter conhecimento acerca do documento, no entanto, reconhecem que o trabalho desenvolvido no Jardim de Infância (JI) é orientado de modo a facilitar futuras aprendizagens dos seus alunos. Os pais por sua vez têm uma atitude um pouco passiva face à vida escolar dos seus educandos.