Repository logo
 
Publication

Aprendizagem e tecnologias: tendências e desafios

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2020-06-09T11:42:16Z
dc.date.available2020-06-09T11:42:16Z
dc.date.issued2015-08-05
dc.description.abstractAs tecnologias digitais são projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, são cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas práticas diárias e nos processos de ensino-aprendizagem não decorre tão rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo à mudança de práticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com novos modos de aprender. Analisa tendências em educação, baseadas em evidências empíricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situá-las no campo das perspectivas dialógicas que assumem o conceito de diálogo como central na aprendizagem e na investigação sobre práticas e interações nos novos cenários de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractDigital technologies are designed to lead to learning and, in this sense, are increasingly adopted; however, its incorporation into daily practice and teaching-learning processes does not follow as quickly as one would expect. In turn, there seems to be a growing movement for investing more in the use of technologies than in encouraging change practices of teachers. This article intends to contribute to debate about challenges related to the use of digital technologies in people’s lives and their relationship to new ways of learning. Analyzes trends in education, based on empirical evidence, emphasizing the use of digital technologies and seeks to situate them in the field of dialogical perspectives. These assume the dialogue as central concept in learning and research on practices and interactions in the new learning scenarios.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, I. (2015). Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. REVEDUC, 9(3), 17-29.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14244/198271991339pt_PT
dc.identifier.issn1982-7199
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9767
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherREVEDUC - Revista Eletrónica de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1339pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem dialógicapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectDialogical learningpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.titleAprendizagem e tecnologias: tendências e desafiospt_PT
dc.title.alternativeLearning and technology: trends and challengespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.titleREVEDUCpt_PT
person.familyNameOliveira
person.givenNameIsolina
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprendizagem e tecnologias Tendências e desafios.pdf
Size:
268.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format