Publication
Aprendizagem e tecnologias: tendĂȘncias e desafios
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Oliveira, Isolina | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T11:42:16Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T11:42:16Z | |
dc.date.issued | 2015-08-05 | |
dc.description.abstract | As tecnologias digitais sĂŁo projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, sĂŁo cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas prĂĄticas diĂĄrias e nos processos de ensino-aprendizagem nĂŁo decorre tĂŁo rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo Ă mudança de prĂĄticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com novos modos de aprender. Analisa tendĂȘncias em educação, baseadas em evidĂȘncias empĂricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situĂĄ-las no campo das perspectivas dialĂłgicas que assumem o conceito de diĂĄlogo como central na aprendizagem e na investigação sobre prĂĄticas e interaçÔes nos novos cenĂĄrios de aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | Digital technologies are designed to lead to learning and, in this sense, are increasingly adopted; however, its incorporation into daily practice and teaching-learning processes does not follow as quickly as one would expect. In turn, there seems to be a growing movement for investing more in the use of technologies than in encouraging change practices of teachers. This article intends to contribute to debate about challenges related to the use of digital technologies in peopleâs lives and their relationship to new ways of learning. Analyzes trends in education, based on empirical evidence, emphasizing the use of digital technologies and seeks to situate them in the field of dialogical perspectives. These assume the dialogue as central concept in learning and research on practices and interactions in the new learning scenarios. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, I. (2015). Aprendizagem e tecnologias: TendĂȘncias e desafios. REVEDUC, 9(3), 17-29. | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14244/198271991339 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1982-7199 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9767 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | REVEDUC - Revista Eletrónica de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1339 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem dialĂłgica | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
dc.subject | Dialogical learning | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical innovation | pt_PT |
dc.subject | Digital technologies | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem e tecnologias: tendĂȘncias e desafios | pt_PT |
dc.title.alternative | Learning and technology: trends and challenges | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.title | REVEDUC | pt_PT |
person.familyName | Oliveira | |
person.givenName | Isolina | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1A-DA51-38BA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7214-3655 | |
person.identifier.scopus-author-id | 8296254000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Aprendizagem e tecnologias TendĂȘncias e desafios.pdf
- Size:
- 268.2 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format