Repository logo
 
Publication

Educação holística : possibilidades de adequação ao sistema educativo português

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorFerreira, Manuela Malheiro
dc.contributor.advisorJoaquim, Teresa
dc.contributor.authorMateus, Carlos Mário Fernandes
dc.date.accessioned2011-09-21T16:18:23Z
dc.date.available2011-09-21T16:18:23Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Filosofia da Educação apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractA Educação Holística é um paradigma educacional que emergiu formalmente nos anos 80 do século XX. Os seus fundamentos podem ser encontrados nas pedagogias naturalistas, centradas no aluno e na aprendizagem, na filosofia perene e nas conceções transdisciplinares da ciência, bem como nas tradições espirituais tanto do ocidente como do oriente. Tem dois princípios fundamentais: a ideia de que o todo está na parte assim como a parte está no todo e a ideia de que tudo está interligado. A finalidade da educação holística é o desenvolvimento integral da pessoa humana, considerando e cuidando as suas dimensões corporal, emocional, mental e espiritual, tendo como propósito a manifestação do potencial existente em cada pessoa e a sua autorrealização. O estudo empírico procurou identificar e compreender as possibilidades de adequação da educação holística ao sistema educativo português. Para o efeito, e considerando o desenho curricular do sistema de ensino da época, considerámos o contexto das áreas curriculares não disciplinares como o mais adequado para a implementação de um projeto que designámos por Oficina Holística. Este projeto centrou-se no âmbito do desenvolvimento da ecologia pessoal, e foi desenvolvido em quatro estabelecimentos de ensino, abrangendo o Jardim-de-infância, os três Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, envolvendo oito níveis de ensino. O projeto incluiu um conjunto de práticas e atividades que tiveram por objetivo facilitar o autoconhecimento, a autorregulação psicofisiológica e a autodireção, procurando desta forma responder às necessidades de desenvolvimento integral dos alunos, nas suas diversas dimensões. Considerando as diversas limitações ao estudo, concluímos que a implementação da educação holística no contexto curricular do sistema educativo vigente – uma disciplina entre outras – desvirtua os princípios e os propósitos da educação holística, embora possa contribuir para o autoconhecimento, por parte de alguns alunos, bem como para a criação de estratégias pessoais de autorregulação dos seus estados emocionais, corporais e mentais, e, consequentemente, para a sua autorrealização.
dc.identifier.citationMateus, Carlos Mário Fernandes - Educação holística [Em linha] : possibilidades de adequação ao sistema educativo português. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 475 p.por
dc.identifier.tid101357133
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1879
dc.language.isoporpor
dc.subjectFilosofia da educaçãopor
dc.subjectEducação alternativapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHolismopor
dc.subjectModelos educativospor
dc.subjectProjetos de educaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento do indivíduopor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectCorpo humanopor
dc.subjectRelaxamentopor
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpor
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectMeditaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectHolistic educationpor
dc.subjectHolistic paradigmpor
dc.subjectIntegral educationpor
dc.subjectAlternative educationpor
dc.subjectIntegrated curriculumpor
dc.subjectPerennial philosophypor
dc.subjectPersonal ecologypor
dc.subjectWisdompor
dc.subjectBody educationpor
dc.subjectEmotional educationpor
dc.subjectMental educationpor
dc.subjectSpiritual educationpor
dc.subjectMeditationpor
dc.subjectRelaxationpor
dc.titleEducação holística : possibilidades de adequação ao sistema educativo portuguêspor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TD_CarlosMateus.pdf
Size:
2.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: