Publication
Educação holística : possibilidades de adequação ao sistema educativo português
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Manuela Malheiro | |
dc.contributor.advisor | Joaquim, Teresa | |
dc.contributor.author | Mateus, Carlos Mário Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2011-09-21T16:18:23Z | |
dc.date.available | 2011-09-21T16:18:23Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Filosofia da Educação apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | A Educação Holística é um paradigma educacional que emergiu formalmente nos anos 80 do século XX. Os seus fundamentos podem ser encontrados nas pedagogias naturalistas, centradas no aluno e na aprendizagem, na filosofia perene e nas conceções transdisciplinares da ciência, bem como nas tradições espirituais tanto do ocidente como do oriente. Tem dois princípios fundamentais: a ideia de que o todo está na parte assim como a parte está no todo e a ideia de que tudo está interligado. A finalidade da educação holística é o desenvolvimento integral da pessoa humana, considerando e cuidando as suas dimensões corporal, emocional, mental e espiritual, tendo como propósito a manifestação do potencial existente em cada pessoa e a sua autorrealização. O estudo empírico procurou identificar e compreender as possibilidades de adequação da educação holística ao sistema educativo português. Para o efeito, e considerando o desenho curricular do sistema de ensino da época, considerámos o contexto das áreas curriculares não disciplinares como o mais adequado para a implementação de um projeto que designámos por Oficina Holística. Este projeto centrou-se no âmbito do desenvolvimento da ecologia pessoal, e foi desenvolvido em quatro estabelecimentos de ensino, abrangendo o Jardim-de-infância, os três Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, envolvendo oito níveis de ensino. O projeto incluiu um conjunto de práticas e atividades que tiveram por objetivo facilitar o autoconhecimento, a autorregulação psicofisiológica e a autodireção, procurando desta forma responder às necessidades de desenvolvimento integral dos alunos, nas suas diversas dimensões. Considerando as diversas limitações ao estudo, concluímos que a implementação da educação holística no contexto curricular do sistema educativo vigente – uma disciplina entre outras – desvirtua os princípios e os propósitos da educação holística, embora possa contribuir para o autoconhecimento, por parte de alguns alunos, bem como para a criação de estratégias pessoais de autorregulação dos seus estados emocionais, corporais e mentais, e, consequentemente, para a sua autorrealização. | |
dc.identifier.citation | Mateus, Carlos Mário Fernandes - Educação holística [Em linha] : possibilidades de adequação ao sistema educativo português. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 475 p. | por |
dc.identifier.tid | 101357133 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1879 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Filosofia da educação | por |
dc.subject | Educação alternativa | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Holismo | por |
dc.subject | Modelos educativos | por |
dc.subject | Projetos de educação | por |
dc.subject | Desenvolvimento do indivíduo | por |
dc.subject | Cognição | por |
dc.subject | Corpo humano | por |
dc.subject | Relaxamento | por |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Meditação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Holistic education | por |
dc.subject | Holistic paradigm | por |
dc.subject | Integral education | por |
dc.subject | Alternative education | por |
dc.subject | Integrated curriculum | por |
dc.subject | Perennial philosophy | por |
dc.subject | Personal ecology | por |
dc.subject | Wisdom | por |
dc.subject | Body education | por |
dc.subject | Emotional education | por |
dc.subject | Mental education | por |
dc.subject | Spiritual education | por |
dc.subject | Meditation | por |
dc.subject | Relaxation | por |
dc.title | Educação holística : possibilidades de adequação ao sistema educativo português | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |