Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Educação Holística é um paradigma educacional que emergiu formalmente nos anos 80 do século XX. Os seus fundamentos podem ser encontrados nas pedagogias naturalistas, centradas no aluno e na aprendizagem, na filosofia perene e nas conceções transdisciplinares da ciência, bem como nas tradições espirituais tanto do ocidente como do oriente. Tem dois princípios fundamentais: a ideia de que o todo está na parte assim como a parte está no todo e a ideia de que tudo está interligado. A finalidade da educação holística é o desenvolvimento integral da pessoa humana, considerando e cuidando as suas dimensões corporal, emocional, mental e espiritual, tendo como propósito a manifestação do potencial existente em cada pessoa e a sua autorrealização.
O estudo empírico procurou identificar e compreender as possibilidades de adequação da educação holística ao sistema educativo português. Para o efeito, e considerando o desenho curricular do sistema de ensino da época, considerámos o contexto das áreas curriculares não disciplinares como o mais adequado para a implementação de um projeto que designámos por Oficina Holística. Este projeto centrou-se no âmbito do desenvolvimento da ecologia pessoal, e foi desenvolvido em quatro estabelecimentos de ensino, abrangendo o Jardim-de-infância, os três Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, envolvendo oito níveis de ensino. O projeto incluiu um conjunto de práticas e atividades que tiveram por objetivo facilitar o autoconhecimento, a autorregulação psicofisiológica e a autodireção, procurando desta forma responder às necessidades de desenvolvimento integral dos alunos, nas suas diversas dimensões. Considerando as diversas limitações ao estudo, concluímos que a implementação da educação holística no contexto curricular do sistema educativo vigente – uma disciplina entre outras – desvirtua os princípios e os propósitos da educação holística, embora possa contribuir para o autoconhecimento, por parte de alguns alunos, bem como para a criação de estratégias pessoais de autorregulação dos seus estados emocionais, corporais e mentais, e, consequentemente, para a sua autorrealização.
Description
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Filosofia da Educação apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Filosofia da educação Educação alternativa Educação Holismo Modelos educativos Projetos de educação Desenvolvimento do indivíduo Cognição Corpo humano Relaxamento Desenvolvimento emocional Inteligência emocional Meditação Aprendizagem Portugal Holistic education Holistic paradigm Integral education Alternative education Integrated curriculum Perennial philosophy Personal ecology Wisdom Body education Emotional education Mental education Spiritual education Meditation Relaxation
Citation
Mateus, Carlos Mário Fernandes - Educação holística [Em linha] : possibilidades de adequação ao sistema educativo português. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 475 p.