Repository logo
 
Publication

A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorAbrantes, Pedro
dc.date.accessioned2021-10-04T12:14:02Z
dc.date.available2021-10-04T12:14:02Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA propósito da celebração dos seus 40 anos, o artigo analisa o modo como a educação é concebida na Constituição da República Portuguesa, à luz de estudos sociológicos nacionais e internacionais de referência. Discute-se o modo como a lei fundamental foi entendida e teve impactos no sistema educativo português, identificando-se algumas controvérsias, tensões e áreas de desenvolvimento futuro. Questões como as relações público-privado, o combate às desigualdades, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão democrática ou a educação para a cidadania são afloradas. Em termos gerais, argumenta-se que a Constituição teve um papel central na transformação do sistema educativo e constitui, ainda hoje, um instrumento fundamental de estabilização, mas também de orientação de políticas transformadoras.pt_PT
dc.description.abstractAs the Constitution of the Portuguese Republic (CRP) reaches its fortieth birthday, the present article looks at how leading national and international sociological studies view its stance on education. The way the CRP has been interpreted and the impacts it has had on the Portuguese education system are discussed, and a number of controversies, tensions and areas for future development are identified. Questions such as relations between the public and private sectors, the struggle against inequalities, lifelong learning, the management of democracy and education for citizenship are broached. In broad terms, the article argues that the CRP has played a leading role in changing the education system, and continues to be not only a fundamental instrument for promoting stability, but also a framework for transformative policies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.7458/SPP2016NE10348pt_PT
dc.identifier.eissn2182-7907
dc.identifier.issn0873-6529
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11198
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectConstituição da República Portuguesapt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectDesigualdadespt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectLiberdadept_PT
dc.subjectPortuguese Constitutionpt_PT
dc.subjectEducational policiespt_PT
dc.subjectInequalitiespt_PT
dc.subjectDemocracypt_PT
dc.subjectFreedompt_PT
dc.titleA educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.issueEspecialpt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titleSociologia, Problemas e Práticaspt_PT
person.familyNameAbrantes
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id9A17-6151-34BB
person.identifier.orcid0000-0001-9572-9563
person.identifier.scopus-author-id55522704900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SPP2016_CRP_Educação.pdf
Size:
399.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format