Repository logo
 
Publication

PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorGarcia, Jardel
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.date.accessioned2022-09-21T10:06:44Z
dc.date.available2022-09-21T10:06:44Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionMestrado em Pedagogia do eLearningpt_PT
dc.description.abstractO conceito e a cultura por detrás da Educação Aberta é abranger o maior número de pes-soas possível de maneira gratuita e acessível. Desse modo, faz-se necessário promover essa cultura dentro das instituições e nas agendas políticas dos governos para que tais ações cheguem até “a linha de frente” da educação: professores e alunos. As suas práticas geralmente estão fundamentadas em planos de aula, os quais, por sua vez, dependendo da sua construção, podem ou não estar adequados ao contexto no qual se inserem. Nesse viés, o presente trabalho consistiu em produzir um Recurso Educacional Aberto (REA), na forma de um software digital online, cujo objetivo é disponibilizar um espaço para a criação colaborativa e compartilhamento de planos de aula em um modelo inovador: o das Coreografias Didáticas - uma poderosa forma de prever, compreender e delinear as aprendizagens necessárias para cada estudante em cada contexto e domínio. O modelo serviu de base para criar o software Proscenium, que foi desenvolvido com a finalidade de contribuir tanto para a Educação Aberta quanto para a disseminação das Coreografias Didáticas, ainda pouco popularizadas em diversas partes do mundo. Já disponibilizado para testes, o Proscenium demonstrou efetividade na concepção do planejamento pedagógico de professores e evidenciou oportunidades de melhoria que auxiliarão na sua configuração como uma tecnologia aberta.pt_PT
dc.description.abstractThe concept and culture behind Open Education is to reach as many people as possible in a free and accessible way. Thus, it is necessary to promote this culture within institutions and in the political agendas of governments so that such actions reach the “front line” of education: teachers and students. Their practices are usually based on lesson plans, which, in turn, depending on their construction, may or may not be suitable for the context in which they are inserted. In this vein, the present paper consisted of producing an OER (in the form of an online digital software) whose objective is to provide a space for the collaborative creation and sharing of lesson plans in an innovative model: the Choreographies of Teaching - a powerful way to predict, understand and delineate the learning needed for each student in each context and domain. The model served as the basis for creating the Proscenium software, which was developed with the aim of contributing both to Open Education and to the dissemination of Choreographies of Teaching, still not very popular in several parts of the world. Already available for testing, Proscenium has demonstrated effectiveness in the design of pedagogical planning for teachers and evidenced opportunities for improvement that will help in its configuration as an open technology.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGarcia, J.L., Nobre, A. (2022). Indagatio Didactica, vol. 14 (1), pp.117-132pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/id.v14i1.29620pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12212
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/29620/20509pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectCoreografias didáticaspt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectTecnologia abertapt_PT
dc.subjectOpen educational resourcespt_PT
dc.subjectChoreographies of teachingpt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectOpen technologypt_PT
dc.titlePROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticaspt_PT
dc.title.alternativePROSCENIUM: an open educational resource to share and promote choreographies of teachingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage132pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
person.familyNameGarcia
person.familyNameNobre
person.givenNameJardel Lucas
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id181C-4DCD-0831
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.orcid0000-0001-7355-3085
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication03a35754-6802-4711-bd53-cce2d0fe1b19
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
jgarcia_anobre.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: