Publication
Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chineses
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Castelo, Adelina | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Liliana Marisa Andrade | |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T14:58:13Z | |
dc.date.embargo | 2027-06-14 | |
dc.date.issued | 2024-06-14 | |
dc.date.submitted | 2024-07-03 | |
dc.description.abstract | No universo do domínio da competência fonético-fonológica de L2 o processo de reorganização percetiva é entendido como resultado da aquisição de L2 em diversos modelos teóricos (e.g. Best & Tyler, 2007; Escudero & Boersma, 2004; Flege, 1995). Estudos de perceção e produção de uma língua não materna demonstram que a perceção e produção de determinados segmentos contrastantes não nativos são considerados problemáticos em aprendentes de idade adulta. Além disso, é frequentemente relatado na literatura que, os falantes nativos de língua chinesa enfrentam desafios fonéticos e fonológicos na aquisição de pronúncia (Castelo, 2018; Oliveira, 2020; Yang, 2014) e em diferentes grupos de aprendentes de L2 a variabilidade do contexto fonético parece desempenhar um papel importante (e.g. Best & Tyler, 2007; Flege, 1995). O presente estudo foca-se na aquisição das consoantes oclusivas orais não vozeada, /t/, e vozeada, /d/, segmentos contrastivos no Português Europeu, por parte dos falantes nativos de Chinês Mandarim. A perceção e a produção destes segmentos por parte dos aprendentes chineses podem diferir de forma acentuada da perceção e produção de um falante nativo (Castelo, 2018) devido a diversos fatores, incluindo a interação dos inventários fonéticos e fonológicos de L1 e L2 no processo de aprendizagem/aquisição (Ellis, 2005). Tendo a dificuldade de produção de certos sons não nativos sido associada a causas percetivas (e.g. Bohn, 2017; Flege, 1995), havendo uma interferência do sistema fonético de L1 que origina enviesamentos percetivos e, por conseguinte, desvios na produção, aplicou-se um conjunto de procedimentos de forma a melhorar a perceção das consoantes oclusivas /t, d/ e, consequentemente, a aprendizagem deste contraste fonológico não nativo. Desta forma, o presente estudo tem com objetivo geral investigar o processo de aprendizagem percetiva e consequente produção através de um treino fonético de alta variabilidade (HVPT), tendo como objetivo específico analisar o contributo deste tipo de treino para a aquisição do contraste fonológico /t/-/d/ no Português Língua Estrangeira por falantes nativos de Chinês Mandarim, visível na perceção e produção destes segmentos. Participaram no estudo 30 falantes de Chinês Mandarim, que realizaram pré-testes de identificação percetiva e de produção, um treino (HVPT), pós-testes e pós-testes atrasados igualmente de identificação percetiva e produção. Os resultados globais demonstraram que o efeito da aprendizagem percetiva na produção da fala não é significativo em termos de produção. No entanto, o grupo experimental, sujeito a sessões de treino com feedback imediato contendo os segmentosalvo do estudo, melhorou na produção do segmento /d/. | pt_PT |
dc.description.abstract | In the universe of L2 phonetic-phonological competence, the process of perceptual reorganization is understood as resulting from L2 acquisition according to several theoretical models (e.g. Best & Tyler, 2007; Escudero & Boersma, 2004; Flege, 1995). Studies done on the perception and production of non-native languages demonstrate that the perception and production of certain non-native segment contrasts are considered problematic in adult learners. Moreover, it is frequently reported in literature that native Chinese speakers face phonetic and phonological challenges in acquiring pronunciation (Castelo, 2018; Oliveira, 2020; Yang, 2014), what’s more, in different groups of L2 learners the variability of the phonetic context seems to play an important role (e.g. Best & Tyler, 2007; Flege, 1995). The present study focuses on the acquisition of the voiceless oral stop consonants, /t/, and voiced, /d/, contrastive segments in European Portuguese, as uttered by native speakers of Mandarin Chinese. The perception and production of these segments by Chinese learners of Portuguese may differ markedly from the native speaker’s perception and production of these same sounds (Castelo, 2018) due to several factors, including the interaction of the phonetic and phonological inventories of L1 and L2 in the process of learning/acquisition (Ellis, 2005). As the difficulty in producing certain non-native sounds has been associated with perceptual causes (e.g. Bohn, 2017; Flege, 1995), namely, from interference from the L1 phonetic system that causes perceptual bias, creating deviations in production, we applied a set of procedures in order to improve the perception of the stop consonants /t, d/ and, consequently, the learning of this non-native phonological contrast. Thus, the present study encompasses the general objective of investigating the process of perceptual learning and consequent production through high variability phonetic training (HVPT), with the specific objective of analyzing the contribution of this type of training to the acquisition of the phonological contrast /t/-/d/ in Portuguese as a Foreign Language by native speakers of Mandarin Chinese, visible in the perception and production of these segments. Thirty Mandarin speakers participated in the study. They all participated in initial testing of their perceptual and production identification, a training session (HVPT), post-tests and delayed post-tests of perceptual identification and production. The overall results show that the effect of perceptual learning on speech production is not significant in terms of production. However, the experimental group, subjected to training sessions with immediate feedback (containing the target segments of the study), improved in the production of the /d/ segment. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Liliana Marisa Andrade - Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chineses [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2024. 120 p. | |
dc.identifier.tid | 203658701 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16202 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Perceção de fala em L2 | pt_PT |
dc.subject | Produção de fala de L2 | pt_PT |
dc.subject | Consoantes oclusivas | pt_PT |
dc.subject | Treino fonético de alta variabilidade (HVPT) | pt_PT |
dc.subject | Português europeu | pt_PT |
dc.subject | Mandarim | pt_PT |
dc.subject | L2 speech perception | pt_PT |
dc.subject | L2 speech production | pt_PT |
dc.subject | Stop consonants | pt_PT |
dc.subject | High variability phonetic training (HVPT) | pt_PT |
dc.subject | European portuguese | pt_PT |
dc.title | Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chineses | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna, apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |