Publication
O director de turma e o conselho de turma na gestão flexível do currículo : da cooperação à inclusão
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Manuela Malheiro | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Maria da Conceição Maduro Soares de | |
dc.date.accessioned | 2013-04-16T08:39:42Z | |
dc.date.available | 2013-04-16T08:39:42Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Pedagogia e Educação Intercultural apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | Esta investigação tem como objectivo a descrição, a análise e a compreensão da actividade prática contextualizada de duas escolas do 2° ciclo do ensino básico, no contexto da Gestão Flexível do Currículo. Neste sentido formulou-se o seguinte problema de estudo: Que transformações pedagógicas se operaram em duas turmas do 2° ciclo do ensino básico, em escolas diferentes após a aplicação de um projecto de Gestão Flexível do currículo? Para análise, aprofundamento e contextualização do problema referido, foram definidas as seguintes questões de investigação: 1. Qual o papel do Director de Turma na gestão curricular do projecto de flexibilidade? 2. Qual o papel do Conselho de Turma no trabalho de cooperação interdisciplinar, em contexto de Flexibilidade Curricular? 3. Porque será necessário alterar as práticas pedagógicas, num contexto de flexibilização curricular? 4. Como é que a formação cooperada em Conselho de Turma poderá levar os professores a novas práticas pedagógicas, na sala de aula? 5. Que factores levam os professores a alterar as suas próprias práticas pedagógicas? 6. Como é que as alterações das práticas pedagógicas poderão contribuir para o sucesso dos alunos? 7. Que estratégias pedagógicas concertadas são aplicadas, em sala de auja, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia de Portugal, Inglês e Ciências da Natureza, tendo em vista o sucesso de todos os alunos e a inclusão de jovens com NEE? 8. De que forma é gerido o currículo intercultural, em contexto de Flexibilidade, tendo como objectivo o sucesso dos alunos de minorias étnicas e culturais? Após o levantamento das questões de investigação e da análise da sua pertinência, no contexto da flexibilidade curricular, optou-se por definir os seguintes objectivos deste estudo: 1. Entender o papel desempenhado pelo Director de Turma como gestor flexível do currículo, no 2º ciclo do ensino básico; 2. Analisar o trabalho interdisciplinar do Conselho de Turma, ao nível da Flexibilidade Curricular; 3. Entender as razões que levaram às alterações das práticas pedagógicas em sala de aula; 4. Analisar o trabalho do Conselho de Turma. em Formação Cooperada; 5. Identificar actividades diversificadas, na sala de aula, que poderão levar os alunos ao sucesso educativo; 6. Avaliar a postura cooperativa dos professores, na sala de aula, e na interacção professor-alunos; 7. Observar a aplicação de algumas estratégias e métodos pedagógicos, implementados em sala de aula, nas disciplinas de Língua Portuguesa. Matemática História e Geografia de Portugal, Inglês e Ciências da Natureza, perspectivando o sucesso educativo e pedagógico de todos os alunos, em duas turmas do 2° ciclo do ensino básico, de duas escolas diferentes; 8. Compreender a Gestão Intercultural do Currículo, em contexto de Flexibilidade, tendo como objectivo último o sucesso educativo e pedagógico dos alunos de minorias étnicas e culturais, existentes nas turmas. Efectuou-se, ainda, uma pesquisa bibliográfica, partindo de quadros teóricos que enquadraram cenas práticas cooperativas e interculturais, cruzando-as com as propostas que visam a sua implementação na sala de aula e discutindo o papel do professor, do director de turma e do conselho de turma, em contexto de flexibilização curricular. Articulado com o problema de investigação foi seleccionada uma metodologia de carácter qualitativo e optou-se por produzir dos estudos de caso comparativos que envolveram duas escolas com trabalho diferente. Utilizou-se o inquérito por questionário, a entrevista, a análise documental de projectos e a observação de aulas e de Conselhos de Turma. Na parte final desta dissertação analisa-se as diferenças significativas que se referem as que se verificam com a experiência acumulada, os conhecimentos do trabalho cooperativo e da dinâmica de grupos. Concluindo, são avançadas algumas recomendações e enunciadas algumas preocupações relativas à formação de professores na área da Inclusão e da Educação lntercultural em contexto de Gestão Flexível do Currículo. | por |
dc.identifier.citation | Oliveira, Ana Maria da Conceição Maduro Soares de - O director de turma e o conselho de turma na gestão flexível do currículo [Em linha] : da cooperação à inclusão . Lisboa : [s.n.], 2008. 2 vol. | por |
dc.identifier.tid | 101183585 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2499 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Desenvolvimento do curriculum | por |
dc.subject | Planeamento do curriculum | por |
dc.subject | Métodos de ensino | por |
dc.subject | Conselho de turma | por |
dc.subject | Diretor de turma | por |
dc.subject | Estratégias educacionais | por |
dc.title | O director de turma e o conselho de turma na gestão flexível do currículo : da cooperação à inclusão | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |