Publication
A dataficação da educação como elo de interligação entre a Indústria 4.0 e a Educação 4.0
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | pt_PT |
dc.contributor.author | Negas, Mário Carrilho | |
dc.date.accessioned | 2024-12-30T11:19:01Z | |
dc.date.available | 2024-12-30T11:19:01Z | |
dc.date.issued | 2024-12-13 | |
dc.description | Poster. Esta comunicação integra-se no Projeto GenZ Now – Understanding and Connecting (LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning / UID 4372/FCT), Universidade Aberta. | pt_PT |
dc.description.abstract | A transformação digital está a redefinir profundamente a educação e a indústria, destacando-se a Datificação da Educação (DE) como um elemento central neste processo. No contexto da Educação 4.0, que promove a personalização do ensino através de tecnologias digitais, e da Indústria 4.0, marcada pela automação e pelo uso de tecnologias avançadas como big data e inteligência artificial (IA), a DE surge como um elo estratégico para reforçar a integração destas áreas. Este estudo explora como a DE pode incrementar a interligação dos dois domínios, contribuindo para a criação de um ecossistema educacional e industrial mais coeso e eficaz a lidar com os desafios. A necessidade de alinhar competências educacionais às exigências da Indústria 4.0 é amplamente reconhecida valorizando o modelo de sociedade atual. A DE, ao transformar dados educacionais em inteligência acionável (os sistemas para além de interpretar os dados, também atuam com base neles), fomenta soluções promissoras para personalizar o ensino, monitorizar o progresso dos estudantes e adaptar currículos às dinâmicas do mercado de trabalho. Simultaneamente, na Indústria 4.0, a análise de dados permite identificar lacunas de competências e desenvolver programas de formação contínua alinhadas com a procura de competências tecnológicas. Esta análise adota uma metodologia mista, incluindo uma revisão da literatura e a análise de casos práticos em instituições educacionais e industriais que implementaram práticas de DE. Pretende-se analisar e salientar que a DE tem potencial para: • Personalizar o ensino e melhorar a experiência de aprendizagem. • Identificar lacunas de competências e otimizar a formação de trabalhadores. Este estudo também procura evidenciar o facto da DE não ser apenas um elo entre a Educação 4.0 e a Indústria 4.0, mas também um catalisador de transformação, permitindo alinhar objetivos educacionais e industriais, onde as preocupações de um sector dão lugar às oportunidades do outro sector. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Negas, Mário (2024). “A Dataficação da Educação como Elo de Interligação entre a Indústria 4.0 e a Educação 4.0". XII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning (eLIES2024), Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, 13 de dezembro. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/s2w5-5s68 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/17033 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://elies.pt/2024/posters/ | pt_PT |
dc.subject | Datificação da educação | pt_PT |
dc.subject | Educação 4.0 | pt_PT |
dc.subject | Indústria 4.0 | pt_PT |
dc.subject | Big Data na educação | pt_PT |
dc.subject | eL@IES | pt_PT |
dc.title | A dataficação da educação como elo de interligação entre a Indústria 4.0 e a Educação 4.0 | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | eL@IES 2024. Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Negas | |
person.givenName | Mário Carrilho | |
person.identifier.ciencia-id | 201C-F44D-2254 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3541-1160 | |
person.identifier.rid | M-4183-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55481969600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e5d8cf75-d33a-4312-bdbf-623abb9553c6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e5d8cf75-d33a-4312-bdbf-623abb9553c6 |