Publication
Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada
dc.contributor.author | Novo, Ana | |
dc.date.accessioned | 2015-05-06T11:21:53Z | |
dc.date.available | 2015-05-06T11:21:53Z | |
dc.date.issued | 2015-04 | |
dc.description | Comunicação apresentada ao Congresso Literacia, Media e Cidadania, realizado em Lisboa, de 17-18 de abril de 2015 | por |
dc.description.abstract | Esta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre Novembro 2006 e Janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos. | por |
dc.identifier.citation | Novo, Ana - Colaboração e literacia da informação nas escolas [Em linha] : uma responsabilidade partilhada. [Lisboa] : Ed. Autor, 2015. 11p. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3930 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Ed. Autor | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.subject | Literacia da informação | por |
dc.subject | Professor bibliotecário | por |
dc.subject | Bibliotecas escolares | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.title | Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 11 | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
oaire.citation.title | 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania | por |
person.familyName | Novo | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | D21F-18A8-CB8E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9179-6352 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Comunicação - 3º congresso LMC - Abril 2015 - Ana Novo.pdf
- Size:
- 245.18 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: