Repository logo
 
Publication

Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada

dc.contributor.authorNovo, Ana
dc.date.accessioned2015-05-06T11:21:53Z
dc.date.available2015-05-06T11:21:53Z
dc.date.issued2015-04
dc.descriptionComunicação apresentada ao Congresso Literacia, Media e Cidadania, realizado em Lisboa, de 17-18 de abril de 2015por
dc.description.abstractEsta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre Novembro 2006 e Janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.por
dc.identifier.citationNovo, Ana - Colaboração e literacia da informação nas escolas [Em linha] : uma responsabilidade partilhada. [Lisboa] : Ed. Autor, 2015. 11p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3930
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEd. Autorpor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectLiteracia da informaçãopor
dc.subjectProfessor bibliotecáriopor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleColaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhadapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage11por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.title3º Congresso Literacia, Media e Cidadaniapor
person.familyNameNovo
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idD21F-18A8-CB8E
person.identifier.orcid0000-0002-9179-6352
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Comunicação - 3º congresso LMC - Abril 2015 - Ana Novo.pdf
Size:
245.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: