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Tablets no ensino de química nas escolas brasileiras : investigação e avaliação de aplicativos

dc.contributor.authorNichele, Aline Grunewald
dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.date.accessioned2014-04-24T11:29:58Z
dc.date.available2014-04-24T11:29:58Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractTecnologias móveis e sem fio, como tablets e smartphones, estão em crescente disseminação na sociedade. Algumas razões para sua popularidade são a facilidade de utilização, as variadas funções desempenhadas por meio de aplicativos e a mobilidade. Alguns aplicativos para esses dispositivos móveis apresentam potencial para os processos de ensino e de aprendizagem de diversas áreas, característica que, aliada à mobilidade dos aprendizes, viabiliza a prática do mobile learning. Neste contexto, e especialmente vinculado à área de química, identificamos diversos aplicativos para tablets. Entretanto, quando um professor decide adotá-los é imprescindível que duas questões sejam respondidas: quais são os aplicativos disponíveis e viáveis que podem contribuir para a aprendizagem em química de seus alunos? Quais são as premissas e critérios para selecionar os aplicativos para essa finalidade? Com a intenção de encontrar respostas, realizamos buscas de aplicativos para tablets na AppStore de maio/2012 a maio/2013, com frequência mensal, utilizando as palavras “química” e “chemistry”. Procurando identificar os aplicativos com potencial de adoção pelas escolas brasileiras, estabelecemos como critérios preliminares para selecioná-los ter conteúdo em língua portuguesa e download gratuito. Assim, os 34 aplicativos que retornaram à busca pela palavra “química” foram previamente analisados com relação a essas características. Procurando respostas para a segunda questão emergiu a necessidade de construir um modelo de avaliação específico para aplicativos para tablets, que propiciasse identificar possibilidades, limites e potencialidades para o ensino e a aprendizagem. O modelo criado contempla informações essenciais capazes de orientar a adoção de aplicativos na educação. Os 8 aplicativos com potencial para o ensino e aprendizagem de química, com conteúdo em idioma português e com download gratuito, foram avaliados por meio do modelo construído. Após análise do resultado dessa avaliação, finalizamos apresentando uma síntese das características desses aplicativos, indicando assim suas potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem em química.por
dc.description.abstractMobile and wireless technologies, like tablets and smartphones, are in growing up dissemination in society. Some reasons are their popularity, the facility of use, the various functions performed through “Apps” and their mobility. Some “Apps” for these mobile devices have a special potential in learning and teaching in various areas and enabling the practice of mobile learning. We’ve identified various tablets “Apps” with this capacity concerning to Chemistry education. But what are the available and viable “Apps” to be used with your students? What are the premises and criterions to select and utilize an “App”? Researching “Apps” in “App Store” from May 2012 to May 2013, monthly, using the words “química” and “chemistry. Choosing them to be in Portuguese language and free download. So, 34 “Apps” with the word “química” were analyzed. Looking for answers to the second question it seemed it was necessary to find out a way to provide and identify limits and possibilities applied to the education process. The 8 Chemistry free “Apps” downloaded in Portuguese were evaluated through our created model. We shall now present you our results concerning to teaching and learning Chemistry through those “Apps”.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationNichele, Aline Grunewald; Schlemmer, Eliane -Tablets no ensino de química nas escolas brasileiras [Em linha] : investigação e avaliação de aplicativos. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-15por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3100
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectMobile learningpor
dc.subjectTabletspor
dc.subjectAplicativospor
dc.subjectEducação químicapor
dc.subjectAppspor
dc.subjectChemistry educationpor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleTablets no ensino de química nas escolas brasileiras : investigação e avaliação de aplicativospor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage15por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
person.familyNameSchlemmer
person.givenNameEliane
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id26424749700
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
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