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Dos romances ao teatro: As vozes da paixão e A reviravolta de Almeida Faria

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Este artigo é um breve estudo sobre o tempo nos quatro romances que compõem a Tetralogia Lusitana de Almeida Faria e a sua adaptação mais recente levada a cabo pelo próprio autor para as peças As Vozes da Paixão e A Reviravolta. Almeida Faria, cujos romances têm um cunho sociológico e político, é frequentemente caracterizado pela sua iconoclastia, mostrando, através desta prática transtextual, uma vontade experimentalista ao brincar com as várias formas de expressão e com os vários géneros, incluindo a prosa poética em verso livre. Técnicas da narrativa e da poesia mantêm-se nos dois textos dramáticos, mas obedecem a um tempo próprio e a uma polifonia de vozes, a “sombra tutelar da música de Bach” como refere o autor no Prefácio. Não se aplicando as discussões habituais sobre a fidelidade da adaptação, o estudo destas novas versões dramáticas baseadas em narrativas permite questionar a natureza dos diferentes tempos próprios de cada género.

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Sequeira, Rosa Maria, 2025, Dos romances ao teatro: As vozes da paixão e A reviravolta de Almeida Faria, Lusorama 113-124, pp.s 100-111

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