Repository logo
 
Publication

Quantas sílabas tem “cháv(e)na”?: sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar

dc.contributor.authorFreitas, Maria João
dc.contributor.authorAfonso, Catarina
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.date.accessioned2022-06-28T15:30:14Z
dc.date.available2022-06-28T15:30:14Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNo presente estudo, é discutida a natureza da informação linguística processada durante o desempenho de tarefas de consciência fonológica: (i) conhecimento fonológico, presente nas representações fonológicas armazenadas no léxico mental; (ii) informação fonética, disponível no sinal acústico dos estímulos fornecidos às crianças. Para tal, foi observado o comportamento de 23 crianças portuguesas (média etária: 5;04) a frequentar uma escola do Ensino Pré-escolar, no sentido de anular eventuais efeitos das representações ortográficas no desempenho da tarefa proposta. As crianças foram submetidas a uma prova de segmentação silábica de palavras, que incluía 19 estímulos distratores e 7 estímulos-alvo, apresentados com e sem apagamento de vogais átonas passíveis de serem suprimidas em contexto de fala espontânea. Os resultados mostraram não ser possível identificar apenas um tipo de processamento linguístico aquando da segmentação dos estímulos apresentados (acesso a representações fonológicas ou acesso a propriedades acústicas). Os resultados obtidos, nomeadamente os relativos a erros na segmentação dos estímulos presentes no instrumento, levaram-nos a colocar a hipótese da ativação de diferentes vias concorrentes no processamento de tarefas de consciência fonológica: acesso à representação fonológica; acesso à informação acústica; acesso a representações de diferentes formatos fonéticos possíveis para uma mesma entrada lexical.pt_PT
dc.description.abstractThe current study discusses the type of linguistic information assessed during the performance of tasks designed to test phonological awareness: (i) phonological knowledge, stored in the phonological representations in the mental lexicon; (ii) phonetic detail, available in the acoustic stimuli. We therefore evaluated 23 Portuguese children (mean age: 5;04), all preschoolers, in order to avoid the effect of orthographic representations. All children were submitted to a word segmentation task, which included 19 distractor stimuli and 7 target stimuli controlled for the presence/absence of unstressed vowels, based on the possible phonetic formats of these words in spontaneous speech. The results showed that children do not process the stimuli on the basis of one single type of linguistic information (phonological information in the lexical representations or acoustic properties of the stimuli). The children’s answers, namely the ones coded as segmentation errors, lead us to the formulate a hypothesis according to which several strategies may be activated during performance of tasks designed to assess phonological awareness: processing the word’s phonological representation; processing the phonetic detail in the acoustic stimulus; processing representations of different phonetic formats of a single word in European Portuguese, which seem to be part of the children’s awareness of their language.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi desenvolvido no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), no âmbito dos projetos PEst-OE/LIN/UI0214/2013 e UID/LIN/00214/2013, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFreitas, Maria João, Afonso, Catarina, & Castelo, Adelina (2015). Quantas sílabas tem “cháv(e)na”? Sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 10, pp. 31-58.pt_PT
dc.identifier.issn1646-6195
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11998
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationStrategic Project - UI 214 - 2013-2014
dc.relationCenter of Linguistics of the University of Lisbon
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10451/33832pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectSílabapt_PT
dc.subjectSegmentação de palavrapt_PT
dc.subjectRedução vocálicapt_PT
dc.subjectPhonological awarenesspt_PT
dc.subjectSyllablept_PT
dc.subjectWord segmentationpt_PT
dc.subjectVowel reductionpt_PT
dc.titleQuantas sílabas tem “cháv(e)na”?: sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleStrategic Project - UI 214 - 2013-2014
oaire.awardTitleCenter of Linguistics of the University of Lisbon
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FLIN%2FUI0214%2F2013/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F00214%2F2013/PT
oaire.citation.endPage58pt_PT
oaire.citation.issue10pt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.titleLinguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Portopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFreitas
person.familyNameCastelo
person.givenNameMaria João
person.givenNameAdelina
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0003-1155-3930
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.scopus-author-id14831264100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfef09789-e46a-416c-96be-0644ca3d1344
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isProjectOfPublication92aad76b-31b7-4d97-aa6e-176b595c399b
relation.isProjectOfPublication8d3dee1e-c82c-4eb2-bb94-eba09ff9eae8
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery92aad76b-31b7-4d97-aa6e-176b595c399b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Freitas-Afonso-Castelo-2015.pdf
Size:
461.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format