Repository logo
 
Publication

Contextos de aprendizagem 2.0: conteúdo versus contexto na utilização de ferramentas Web.2.0

dc.contributor.authorJorge, Nelson
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2020-06-29T08:42:46Z
dc.date.available2020-06-29T08:42:46Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO potencial da Web 2.0 na aprendizagem é evidenciado por diversos autores sublinhando-se entre outras, as possibilidades de autoria, partilha e construção colaborativa do conhecimento em espaços sociais. Caracterizando-se pela possibilidade dos seus utilizadores criarem e recriarem conteúdos, em espaços sociais, interactivos que se adaptam às preferências dos utilizadores por se encontrarem em estado de perpetual beta, são também suportadas na ―arquitectura de participação‖. São os utilizadores que contribuem para esta nova Web, revelando uma inteligência colectiva pela sua contribuição. Este estudo procura abordar a utilização de ferramentas Web 2.0 no ensino online como potenciadoras de ambientes sociais interactivos e culturais, promovendo uma aprendizagem em contexto. O estudo realizou-se com estudantes de um curso de mestrado em e-Learning que participaram numa actividade sobre a temática Web 2.0 onde caracterizaram este conceito e exploraram várias destas ferramentas. A actividade foi planeada e desenvolvida segundo os princípios do design instrucional para a criação e gestão de contextos de aprendizagem numa perspectiva construtivista, no conceito Web 2.0 e na utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes online. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos estudantes ao longo da actividade revelaram que as ferramentas Web 2.0 potenciam a comunicação, interacção, colaboração e socialização, promovendo uma aprendizagem em contexto.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, N., Morgado, L. (2010).Contextos de Aprendizagem 2.0: Conteúdo versus Contexto na utilização de ferramentas Web.2.0, Livro XIII Encontro Ibérico-Americano de Educação Superior a Distância (AIESAD), pp. 1-16, Lisboa:Universidade Aberta (CD-ROM)pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-689-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9807
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectContextos de aprendizagempt_PT
dc.subjecteLearningpt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.titleContextos de aprendizagem 2.0: conteúdo versus contexto na utilização de ferramentas Web.2.0pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleXIII Encontro Ibérico-Americano de Educação Superior a Distância (AIESAD)pt_PT
person.familyNameMorgado
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
nelsonjorge_linamorgado_aiesad.pdf
Size:
425.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo