Repository logo
 
Publication

A tecnologia de comunicação e informação aplicada ao PLE em universidades americanas: desenvolvendo a competência comunicativa intercultural através do Projeto Teletandem Brasil

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorFalé, Isabel
dc.contributor.authorTrowbridge, Patricia Zeli
dc.date.accessioned2019-10-11T10:29:04Z
dc.date.available2019-10-11T10:29:04Z
dc.date.issued2017-07-21
dc.date.submitted2019-10-11
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo analisar as interações dos alunos inscritos no Projeto Teletandem Brasil (TTB), que estudam Português em cinco Universidades nos EUA. A partir dos aportes teóricos da competência intercultural filiada à teoria de Michael Byram (1997) e Darla Deardorff (2007), esta pesquisa visa analisar o desenvolvimento da competência intercultural, a partir da interação entre os alunos falantes de culturas diferentes. Na era novas tecnológica instauram-se novas plataformas de comunicação, auxiliando na aprendizagem de uma língua estrangeira, instituindo novas formas de desenvolver competências, a exemplo do Teletandem, como opção de oportunidades para os alunos interagirem de forma autônoma, síncrona e colaborativa (Telles: 2006). Através da realização de uma pesquisa quantitativa, utilizou-se um questionário para coletar os dados de 28 participantes, que se revelaram importantes para uma maior compreensão da importância do Projeto Teletandem no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. Analisa-se o papel da utilização das TICs para a aquisição de conhecimentos culturais e linguísticos, bem como para o desenvolvimento da competência intercultural. Os resultados obtidos, de um modo geral, mostram que os participantes sentem-se motivados pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e reconhecem a importância das TICs no processo de desenvolvimento da interculturalidade.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to analyze the interactions of students enrolled in the Project Teletandem Brazil (TTB), who are studying Portuguese in five Universities in the US. Based on the theoretical framework of intercultural competence affiliated to the theory of Michael Byram (1997) and Darla Deardorff (2007), this research aims to analyze the acquisition of Portuguese as a Foreign Language, and the development of intercultural competence, through the interaction between speakers from different cultures. The technological age has introduced new technology platforms that assist in foreign language learning and has established new ways to develop language skills, such as the project Teletandem, which offers opportunities for students to interact autonomously, synchronously and collaboratively (Telles:2006). In conducting a quantitative research project, we used a questionnaire to collect data from 28 participants, which proved to be important data for better understanding the importance of Teletandem in the process of learning Portuguese as a Foreign Language. This research analyzes the role of the ICT in the acquisition of cultural and linguistic knowledge as well as in the development of intercultural competence. The results, in general, show that participants are motivated to use the information and communication technologies (ICT) and they also recognize the importance of ICT in the development of interculturalism. KEYWORDS: Portuguesept_PT
dc.identifier.citationTrowbridge, Patricia Zeli - A tecnologia de comunicação e informação aplicada ao PLE em universidades americanas [Em linha]: desenvolvendo a competência comunicativa intercultural através do Projeto Teletandem Brasil. [S.l.]: [s.n.], 2016. 121 p.
dc.identifier.tid202293378
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8595
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectCompetência interculturalpt_PT
dc.subjectProjetos de ensinopt_PT
dc.subjectTeletandem Brasil (projetos)pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEstados Unidos da Américapt_PT
dc.subjectPortuguese as a foreign languagept_PT
dc.subjectICT Intercultural Competencept_PT
dc.subjectInterculturalismpt_PT
dc.titleA tecnologia de comunicação e informação aplicada ao PLE em universidades americanas: desenvolvendo a competência comunicativa intercultural através do Projeto Teletandem Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua não Materna apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMPLNM_PatriciaTrowbridge.pdf
Size:
2.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: