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Adolescentes imigrantes brasileiros no contexto escolar de Portugal: representações sociais e vivências psicoafetivas em contexto intercultural
dc.contributor.author | Coutinho, Maria da Penha de Lima | |
dc.contributor.author | Ramos, Natália | |
dc.date.accessioned | 2020-05-04T15:20:09Z | |
dc.date.available | 2020-05-04T15:20:09Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O vivenciar de situações de stresse, entre outras, derivadas do processo migratório e intercultural, envolve momentos de desorganização nas esferas afetivas e sociais e pode favorecer a emersão da Síndrome da Depressão, distúrbio psicoafetivo que pode afetar a integração e desenvolvimento dos adolescentes imigrantes. Os adolescentes migrantes além da crise vital própria da fase de desenvolvimento, enfrentam outras crises, em particular a incerteza quanto ao grupo de afiliação ou quanto ao significado da sua pertença ao grupo e é neste cenário que as instituições de ensino se apresentam como elo de inclusão ou exclusão social. Este estudo objetivou investigar os distúrbios psicoafetivos, em particular a depressão em adolescentes brasileiros migrantes, inseridos no contexto educacional de Portugal. A amostra foi constituída por 490 adolescentes, desses 82, eram migrantes brasileiros, com idade entre os 12 e os 17 anos. Nessa investigação foram utilizados os instrumentos: Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a Associação Livre de Palavras. O material recolhido pelo CDI foi processado pelo software SPSS (versão, 13) e os dados da Associação Livre de Palavras processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados pela Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados do CDI apontaram um índice epidemiológico de 22%. Também, através da análise das associações livres de palavras a depressão foi ancorada nas esferas psicoafetiva e físico/orgânica e fez emergir campos semânticos constituídos pelos elementos seguintes: problemas de relacionamento, dificuldade de aprendizagem, comportamentos de isolamento e anti-sociais (irritabilidade e agressão), ideias de suicido e morte. A tristeza e o pessimismo emergem como elementos figurativos desencadeados pela carência afetiva e pelo sentimento de rejeição. Espera-se que estes resultados venham auxiliar na elucidação etiológica da depressão em adolescentes migrantes, assim como, na compreensão da complexidade de fatores intervenientes no desenvolvimento, inclusão escolar e social e sucesso educativo dos jovens originários de outras culturas em contexto migratório. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-973-7873-20-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9679 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Ed. Milena Press | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Globalização | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Migrações | pt_PT |
dc.subject | Crianças migrantes | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes migrantes | pt_PT |
dc.subject | Imigrantes brasileiros | pt_PT |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_PT |
dc.subject | Relações interculturais | pt_PT |
dc.subject | Representações sociais | pt_PT |
dc.subject | Saúde | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Distúrbios psicoafectivos | pt_PT |
dc.subject | Depressão | pt_PT |
dc.subject | Inclusão social | pt_PT |
dc.subject | Sucesso educativo | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Globalization | pt_PT |
dc.subject | Interculturality | pt_PT |
dc.subject | Migrations | pt_PT |
dc.subject | Migrant children | pt_PT |
dc.subject | Migrant adolescents | pt_PT |
dc.subject | Brazilian immigrant | pt_PT |
dc.subject | Cultural diversity | pt_PT |
dc.subject | Social representations | pt_PT |
dc.subject | Health | pt_PT |
dc.subject | Development | pt_PT |
dc.subject | Psycho-affective disorders | pt_PT |
dc.subject | Depression | pt_PT |
dc.subject | Social inclusion | pt_PT |
dc.subject | Educational success | pt_PT |
dc.subject | Intercultural relations | pt_PT |
dc.title | Adolescentes imigrantes brasileiros no contexto escolar de Portugal: representações sociais e vivências psicoafetivas em contexto intercultural | pt_PT |
dc.title.alternative | Brazilian immigrant adolescents in Portugal's school context: social representations and psycho-affective experiences in intercultural context | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bucareste, Roménia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 85 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 73 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, Interculturalidade e Cidadania | pt_PT |
person.familyName | Coutinho | |
person.familyName | Ramos | |
person.givenName | Maria da Penha de Lima | |
person.givenName | Natália | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-2790-33C3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3961-2402 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8448-1846 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56769281700 | |
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rcaap.type | bookPart | pt_PT |
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