Repository logo
 
Publication

Projeto IMPACTARTE : "Piauí, nosso canto, nosso amor" : uma intervenção de arte-educação para a promoção da identidade cultural

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Amílcar
dc.contributor.authorFlach, Sidneya Conrado de Amorim
dc.date.accessioned2018-06-27T11:27:11Z
dc.date.available2018-06-27T11:27:11Z
dc.date.issued2018-04-04
dc.date.submitted2018-06-27
dc.description.abstractO trabalho de investigação que aqui se apresenta sob o título: Projeto IMPACTARTE: “Piauí, nosso canto, nosso amor”, foi concebido no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta, tendo como objetivo apresentar o percurso artístico-pedagógico dos educandos do Colégio Impacto, na promoção do reconhecimento à cerca da história, cultura, literatura e demais expressões artísticas do estado do Piauí. O Estudo Empírico é uma investigação-ação de análise qualitativa e interpretativa, com incidência nos sujeitos da pesquisa. Optamos pela aplicação do modelo de Relação Pedagógica proposto por Renald Legendre, apresentado por Amílcar Martins (2002) que perpassou por quatro andamentos: Fundamentação teórico-conceitual; Concepção; Implementação; Retroação e avaliação, O enquadramento teórico/conceitual focou na educação pela arte, na diversidade e identidade cultural, por meio dos variados conceitos e autores pertinentes a esta temática, dando força à construção e concepção do nosso projeto. Por meio de uma narrativa, damos a conhecer como foi concebido e implementado o projeto; apontamos as competências a serem adquiridas pelos sujeitos da pesquisa: conhecer, experimentar, criar e apreciar; e, expomos os conceitos das aprendizagens a serem desenvolvidas: expressão, criatividade, prazer e sensibilidade. Através dos registros extraídos dos diários de bordo, da observação-participante, dos portfólios dos educandos e das imagens fotográficas e fílmicas, pudemos analisar e interpretar os dados, o que nos possibilitou uma obtenção de informações relevantes para o nosso estudo. Este trabalho permitiu concluir que as expressões artísticas têm papel essencial na obtenção de conhecimento, nas aquisições de competências e habilidades fundamentais para toda a vida e na criação da identidade cultural dos jovens estudantes.pt_PT
dc.description.abstractThis research work under the title: IMPACTARTE: “Piauí, nosso canto, nosso amor” was carried out within the Master Program in Art and Education at Aberta University. The main goal of this research is to describe the artistic pedagogical path of the students who attend Impact School in promoting the recognition of the history, culture, literature and other artistic expressions in Piaui. The empirical study is a research action of qualitative and interpretative analysis, with incidence on the research subjects. We decided on the the appliance of the pedagogical relation model proposed by Renald Legendre, introduced by Amílcar Martins (2002) made up of four stages: theoretical and conceptual foundation,conception, implementation, feedback and assessment. The theoretical framework is focused on the education through art, in the cultural diversity and identity through many concepts and authors important for this topic which were extremely useful for the conception of this work. Through a narrative we can understand how this project was conceveid and established. We also point out the competences to be acquired by the research subjects: meet, try, create and appreciate. Also, we aim to expose the learning concepts to be developed such as: the expressions, the creativity, the pleasure and the sensitivity. Through the records taken from the diary, from the participant observation, the students´portfolio, the foto and film images we were able to interpret the data which allowed us to obtain relevant information for our research. This research enabled us to conclude that the artistic expressions have a crucial role in the learning process, to acquire competences and essencial abilities for a lifetime, as weel as in the creation of a cultural identity among students.pt_PT
dc.identifier.citationFlach, Sidneya Conrado de Amorim - Projeto IMPACTARTE [Em linha] : "Piauí, nosso canto, nosso amor" : uma intervenção de arte-educação para a promoção da identidade cultural. Lisboa: [s.n.], 2017. 151 p.
dc.identifier.tid201948559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7373
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectIMPACTARTE (projetos)pt_PT
dc.subjectExpressão artísticapt_PT
dc.subjectIdentidade culturalpt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectPiauípt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectArt-edcuationpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectArt expressionpt_PT
dc.titleProjeto IMPACTARTE : "Piauí, nosso canto, nosso amor" : uma intervenção de arte-educação para a promoção da identidade culturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação SidFlach.pdf
Size:
6.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: