Repository logo
 
Publication

Fundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior: um processo formativo sustentado na investigação-ação em contexto digital

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorFialho, Isabel
dc.contributor.authorCid, Marília
dc.date.accessioned2021-11-25T14:43:51Z
dc.date.available2021-11-25T14:43:51Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA pandemia provocada pela Covid-19 impactou a educação em todos os níveis de ensino, levando as instituições, os docentes e os alunos a responder rapidamente a uma mudança inesperada do ensino presencial para o ensino online. A transição “forçada”, de um regime para outro, criou desafios e gerou algumas tensões ao nível do ensino, da aprendizagem e da avaliação. Neste texto partilhamos uma experiência do tipo investigação-ação, que decorreu numa instituição pública de ensino superior, no âmbito de um curso de formação pedagógica “Fundamentar e Melhorar a Avaliação Pedagógica no Ensino Superior”, criado com o propósito de disponibilizar ferramentas que possam contribuir para a melhoria do processo pedagógico, particularmente no que se refere à avaliação. Para além da teorização que fundamenta a importância da formação pedagógica no ensino superior e a investigação-ação, fazemos a descrição e a avaliação do mesmo tendo por base um questionário para identificação de conceções e práticas de avaliação, o qual foi aplicado antes e depois da formação. A formação contou com sessões síncronas (na plataforma Zoom) e assíncronas (na plataforma Moodle) apoiadas em tarefas de ensino, avaliação e aprendizagem. As questões que orientaram este estudo são as seguintes: Quais os efeitos da investigação-ação, em ambiente digital, nas conceções de avaliação de um grupo de professores? Pode o ambiente digital ser facilitador de avaliação pedagógica com propósitos formativos?pt_PT
dc.description.abstractThe pandemic caused by Covid-19 impacted education at all levels of education, leading institutions, teachers, and students to respond quickly to an unexpected shift from face-to-face education to online education. The "forced" transition, from one regime to another, created challenges and some tensions in teaching, learning and evaluation. In this text we share an experience of the action research type, which took place in a public institution of higher education, within the framework of a pedagogical training course "Support and improve pedagogical assessment in higher education", created with the purpose of providing tools that can contribute to the improvement of the pedagogical process, particularly regarding assessment. In addition to the theorization that underlies the importance of pedagogical training in higher education and action research, we describe and evaluate it based on a questionnaire for identifying conceptions and assessment practices, which was applied before and after training. The training had synchronous (Zoom) and asynchronous (moodle) sessions supported by teaching, assessment and learning tasks. The questions that guided this study are: What are the effects of action research, in the digital environment, on the assessment concepts of a group of teachers? Can the digital environment be a facilitator of pedagogical assessment for training purposes?pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto DigP-SEM (PTDC/CED-EDG/29069/2017).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/uab.edel.15.8
dc.identifier.isbn978-972-674-904-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11423
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relationDigital Platforms in School Clusters' Educational Management
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação açãopt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPedagogical assessmentpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleFundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior: um processo formativo sustentado na investigação-ação em contexto digitalpt_PT
dc.title.alternativeSupporting and improving pedagogical assessment in Higher Education: a formative process based on action research in the digital contextpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDigital Platforms in School Clusters' Educational Management
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F29069%2F2017/PT
oaire.citation.endPage124pt_PT
oaire.citation.startPage108pt_PT
oaire.citation.titlePortas que o digital abriu na investigação em educaçãopt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameFialho
person.familyNameCid
person.givenNameIsabel José
person.givenNameMarília
person.identifier.ciencia-idDB11-6645-ADDD
person.identifier.ciencia-id951B-E73A-C1A2
person.identifier.orcid0000-0002-1749-9077
person.identifier.orcid0000-0002-6009-0242
person.identifier.scopus-author-id56694117300
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb08da4ee-85b9-4365-8da4-e043f70b9427
relation.isAuthorOfPublication84197fe7-7c60-4b47-961a-2265f92f9d24
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84197fe7-7c60-4b47-961a-2265f92f9d24
relation.isProjectOfPublicationf352d742-775d-4a84-a34f-d80e40f1dab1
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryf352d742-775d-4a84-a34f-d80e40f1dab1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
8_Fundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior.pdf
Size:
941.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format