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O azulejo barroco: o estudo e a investigação em Portugal

dc.contributor.authorCâmara, Maria Alexandra Gago da
dc.date.accessioned2014-03-28T15:22:51Z
dc.date.available2014-03-28T15:22:51Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractÉ por todos reconhecida que a arte do azulejo Barroco tanto em Portugal Continental como à escala atlântica tem na sua relação intrínseca com a arquitectura, uma evidente originalidade que muitos estudos têm abordado e desenvolvido. O azulejo é um elemento notavelmente caracterizador da arquitectura portuguesa atravessando uma parte importante da nossa produção arquitectónica e estando naturalmente contaminado pela produção artística de cada época. Deste modo, o século XVIII é normalmente considerado o período em que se veicula o azulejo em Portugal e onde nos surgem os principais repositórios de imaginários. Especificamente em relação ao azulejo barroco e à sua presença enquanto objecto artístico, este adquiriu uma linguagem própria e o sentido de um ideário, manifestando-se como sabemos num suporte privilegiado de pintura e numa arte decorativa total. Apresentou-se sempre como uma resposta simultaneamente estética e pratica às necessidades de cada tempo, tendo-se apropriado, de factores eruditos, procurando transformá-los e assimilá-los de maneiras muito diferentes. Outra das questões indiscutíveis é a atmosfera que o azulejo barroco impõe, por vezes difícil de entrever hoje, aos nossos olhos, ou seja esta leitura do espaço reinventado e recriado que será uma constante até ao século XIX. Sabemos que apesar dos excelentes contributos, realizados nas últimas décadas, o estudo crítico e o levantamento circunstanciado da azulejaria deste período em Portugal e consequentemente no Brasil, persiste ainda como uma área de investigação em aberto onde ainda há muito para fazer e que conta com algumas dificuldades que nos colocam o problema considerável das metodologias mais aprofundadas, mais eficazes ou mais urgentemente necessárias no seu estudo. São hoje inúmeras as questões que se colocam ao estudo e respectiva análise de interpretação da azulejaria tanto neste período como em outros. Partindo destes pressupostos procurámos traçar neste texto - numa visão panorâmica e alargada – a historiografia mais recente do azulejo barroco, incluindo os estudos, as abordagens e os novos contributos que têm feito da Azulejaria Portuguesa deste período um lugar de inquietações e objecto de investigação.por
dc.description.sponsorshipInstituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboapor
dc.identifier.citationCâmara, Maria Alexandra Gago da - O azulejo barroco : o estudo e a investigação em Portugal. "Revista de História da Arte" [Em linha]. ISSN 1646-1762. Nº 9 (2012), p. 107-125por
dc.identifier.issn1646-1762
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3032
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto de História da Artepor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectAzulejospor
dc.titleO azulejo barroco: o estudo e a investigação em Portugalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage125por
oaire.citation.startPage107por
oaire.citation.titleRevista de História da Arte: arquitectura, urbanismo e artes decorativas: séculos XVII e XVIIIpor
person.familyNameCâmara
person.givenNameMaria Alexandra Gago da
person.identifier.ciencia-idAF16-E897-9C88
person.identifier.orcid0000-0003-1423-9824
person.identifier.scopus-author-id35182596800
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication2110359f-58c4-4cc8-a268-b00da5e58bea
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