Publication
O azulejo barroco: o estudo e a investigação em Portugal
dc.contributor.author | Câmara, Maria Alexandra Gago da | |
dc.date.accessioned | 2014-03-28T15:22:51Z | |
dc.date.available | 2014-03-28T15:22:51Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | É por todos reconhecida que a arte do azulejo Barroco tanto em Portugal Continental como à escala atlântica tem na sua relação intrínseca com a arquitectura, uma evidente originalidade que muitos estudos têm abordado e desenvolvido. O azulejo é um elemento notavelmente caracterizador da arquitectura portuguesa atravessando uma parte importante da nossa produção arquitectónica e estando naturalmente contaminado pela produção artística de cada época. Deste modo, o século XVIII é normalmente considerado o período em que se veicula o azulejo em Portugal e onde nos surgem os principais repositórios de imaginários. Especificamente em relação ao azulejo barroco e à sua presença enquanto objecto artístico, este adquiriu uma linguagem própria e o sentido de um ideário, manifestando-se como sabemos num suporte privilegiado de pintura e numa arte decorativa total. Apresentou-se sempre como uma resposta simultaneamente estética e pratica às necessidades de cada tempo, tendo-se apropriado, de factores eruditos, procurando transformá-los e assimilá-los de maneiras muito diferentes. Outra das questões indiscutíveis é a atmosfera que o azulejo barroco impõe, por vezes difícil de entrever hoje, aos nossos olhos, ou seja esta leitura do espaço reinventado e recriado que será uma constante até ao século XIX. Sabemos que apesar dos excelentes contributos, realizados nas últimas décadas, o estudo crítico e o levantamento circunstanciado da azulejaria deste período em Portugal e consequentemente no Brasil, persiste ainda como uma área de investigação em aberto onde ainda há muito para fazer e que conta com algumas dificuldades que nos colocam o problema considerável das metodologias mais aprofundadas, mais eficazes ou mais urgentemente necessárias no seu estudo. São hoje inúmeras as questões que se colocam ao estudo e respectiva análise de interpretação da azulejaria tanto neste período como em outros. Partindo destes pressupostos procurámos traçar neste texto - numa visão panorâmica e alargada – a historiografia mais recente do azulejo barroco, incluindo os estudos, as abordagens e os novos contributos que têm feito da Azulejaria Portuguesa deste período um lugar de inquietações e objecto de investigação. | por |
dc.description.sponsorship | Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa | por |
dc.identifier.citation | Câmara, Maria Alexandra Gago da - O azulejo barroco : o estudo e a investigação em Portugal. "Revista de História da Arte" [Em linha]. ISSN 1646-1762. Nº 9 (2012), p. 107-125 | por |
dc.identifier.issn | 1646-1762 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3032 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto de História da Arte | por |
dc.subject | Historiografia | por |
dc.subject | Azulejos | por |
dc.title | O azulejo barroco: o estudo e a investigação em Portugal | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 125 | por |
oaire.citation.startPage | 107 | por |
oaire.citation.title | Revista de História da Arte: arquitectura, urbanismo e artes decorativas: séculos XVII e XVIII | por |
person.familyName | Câmara | |
person.givenName | Maria Alexandra Gago da | |
person.identifier.ciencia-id | AF16-E897-9C88 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1423-9824 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35182596800 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 2110359f-58c4-4cc8-a268-b00da5e58bea | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2110359f-58c4-4cc8-a268-b00da5e58bea |