Repository logo
 
Publication

A poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infância

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorBastos, Glória
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Isabel
dc.date.accessioned2018-10-17T08:52:56Z
dc.date.available2018-10-17T08:52:56Z
dc.date.issued2018-09-14
dc.date.submitted2018-10-17
dc.description.abstractO presente trabalho compreende as áreas da educação, da literatura e das artes e integra um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito de um programa de desenvolvimento da literacia emergente, o PROL. Trata-se de um programa que decorre em contexto de Jardim-de-Infância, dirigido a crianças entre os três e os cinco anos e dinamizado por um mediador. Com uma periodicidade semanal e a duração aproximada de 45 minutos, através da literatura e de outras expressões artísticas procura-se diversificar e ampliar a linguagem da criança. Pretende-se com esta investigação estudar o contributo do texto poético na promoção da literacia emergente partindo da descrição e análise de um conjunto de atividades realizadas no âmbito do referido programa. De cariz descritivo e interpretativo, o projeto de investigação-ação foi realizado segundo uma metodologia qualitativa. Para a análise, recolheram-se elementos do diário pessoal do mediador e dos inquéritos por entrevista às educadoras de infância que acompanharam o projeto. Os resultados evidenciam os benefícios da utilização do texto poético na promoção da linguagem e da comunicação da criança. A diversidade do repertório literário e a intervenção do mediador, com uma forte componente criativa e artística, contribuem para os bons resultados obtidos em poucos meses.pt_PT
dc.description.abstractThe following dissertation evolves around the areas of education, literature and the arts. It comprises a set of integrated activities included in a programme for the emergent literacy development – PROL. This programme was conceived for kindergarten and it is aimed at children aged between three and five years old, under the orientation of a literacy trained and education specialised mediator or reading mentor. Once a week, during 45 minutes sessions, through literature and other artistic expressions, the programme seeks to diversify and expand children’s language skills. The ,main purpose of this research is studying the contribution of the poetic text for the promotion of emergent literacy, based on the description and analysis of a set of activities proposed under the above mentioned programme, PROL. Due to its descriptive and interpretative nature, the present research-action project was based upon a qualitative methodology. Thus, in order to accomplish the necessary analysis, we have collected data from the mediator’s personal jornal entries and throught a set of interviews to the nursery teachers The results obtained underline the benefits of poetry based activities in the promotion of language and communication skills in children attending kindergarten. The diversity of the chosen literary repertoire, as well as the intervention of the mediator, with a strong creative and artistic profile, contributed to the good results obtained in a short time span of only a few months.pt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, Ana Isabel - A poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infância. Lisboa: [s.n.], 2018. 171 p.
dc.identifier.tid201987384
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7578
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPROL (programas)pt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectJardins de infânciapt_PT
dc.subjectJardins de infânciapt_PT
dc.subjectTexto poéticopt_PT
dc.subjectPromoção da leiturapt_PT
dc.subjectInvestigação açãopt_PT
dc.subjectEstudo empíricopt_PT
dc.subjectEmergent literacy develomentpt_PT
dc.subjectPROLpt_PT
dc.subjectPoetrypt_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subjectAction research studypt_PT
dc.titleA poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAE_AnaIsabelGonçalves.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: