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Abstract(s)
Despite the impressive growth of the video game industry in Europe and a growing interest emerging in that industrial sector, there is still a knowledge deficiency in respect of its characteristics, and its contribution to urban and regional development. This paper explores the characteristics of the industry communities, location factors, types of games developed, tools used, marketing and sales channels and economic impact. This research is basedon data collected in Portugal through a survey of 70 economic agents, under the auspices of the First Atlas of video games Industry in Portugalresearch project. The paper concludes with an elaboration of the opportunities and challenges associated with the industry and the potential role of public and institutional policies in supporting its development and sustainability.
Apesar do grande crescimento do sector dos Videojogos no contexto europeu e do crescente interesse que tem despertado, pouco se sabe sobre as suas características e o seu contributo para o desenvolvimento de novos caminhos decrescimento urbano e regional. Este trabalho explora as características do seu tecido empresarial, os fatores de localização e as redes criadas, tipos de jogos desenvolvidos, ferramentas utilizadas, canais de marketing e vendas, e impacto económico. O artigo desenvolve-se a partir de dados recolhidos em Portugal através de um inquérito respondido por 70 agentes económicos, e resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto ‘Primeiro Atlas do Sector dos Videojogos em Portugal’. O artigo conclui com uma reflexão acerca das oportunidades e desafios associados ao sector dos Videojogos, bem como do papel que as políticas públicas podem ter no suporte a novos caminhos de desenvolvimento urbano e regional relacionados com este sector de atividade.
Apesar do grande crescimento do sector dos Videojogos no contexto europeu e do crescente interesse que tem despertado, pouco se sabe sobre as suas características e o seu contributo para o desenvolvimento de novos caminhos decrescimento urbano e regional. Este trabalho explora as características do seu tecido empresarial, os fatores de localização e as redes criadas, tipos de jogos desenvolvidos, ferramentas utilizadas, canais de marketing e vendas, e impacto económico. O artigo desenvolve-se a partir de dados recolhidos em Portugal através de um inquérito respondido por 70 agentes económicos, e resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto ‘Primeiro Atlas do Sector dos Videojogos em Portugal’. O artigo conclui com uma reflexão acerca das oportunidades e desafios associados ao sector dos Videojogos, bem como do papel que as políticas públicas podem ter no suporte a novos caminhos de desenvolvimento urbano e regional relacionados com este sector de atividade.
Description
Vol. 12, Nº especial: Videojogos
Keywords
Video game industry Creative industries Public policies Portugal Sector dos videojogos Inovação Políticas públicas
Pedagogical Context
Citation
Santos, Pedro A.; et al. - A survey of the video game industry in Portugal. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 12, nº especial (2017), p. 1-24
Publisher
Universidade Aberta