Repository logo
 
Publication

Supervisão no ensino superior online: que práticas?

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorGaspar, Maria Ivone
dc.contributor.authorMassano, Maria Lúcia
dc.date.accessioned2023-06-09T12:29:16Z
dc.date.available2023-06-09T12:29:16Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando-se subsídios sobre esta temática.pt_PT
dc.description.abstractFramed in current digital scenarios, this work highlights specific online education features, particularly in higher education and professors’ practice, so as to identify and understand the needs for supervising practices capable of promoting collaboration among teachers for their professional development. The concept of pedagogical supervision has mainly been used in contexts related to early-stage teacher training and to professional development (non-higher education teachers). At the same time, teachers’ profes‑ sional development in higher education has privileged criteria of scientific performance, rather than those of a pedagogical nature. It is, therefore, fundamental to explore the concept of supervision in the context of online education at higher education level. In this article, we assume a theoretical approach based on the concepts of pedagogical supervision and teachers’ professional development. From this approach, we develop an exploratory analysis aiming to identify and analyse supervision practices in online teaching and learning contexts, in order to point out innovative views on higher education supervision contexts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationHenriques, S., Gaspar, M. I., Massano, M. L. (2018). Supervisão no Ensino Superior Online: que práticas?, Revista Portuguesa de Pedagogia, 52(1), 27-41. https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_2pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_2pt_PT
dc.identifier.eissn1647-8614
dc.identifier.issn0870-418X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14002
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/issue/currentpt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógica onlinept_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional docente no ensino superiorpt_PT
dc.subjectCenários digitais de ensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectOnline pedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectProfessional development of higher education professorspt_PT
dc.subjectDigital scenarios for teaching and learningpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.titleSupervisão no ensino superior online: que práticas?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage41pt_PT
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapt_PT
person.familyNameHenriques
person.familyNameGaspar
person.givenNameSusana
person.givenNameMaria Ivone
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0002-0688-8085
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublicationaa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2018_Supervisão no ES Online.pdf
Size:
101.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: