Repository logo
 
Publication

Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: o papel da presença emocional e das microlideranças

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorOliveira, Teresa
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2021-01-07T12:49:01Z
dc.date.available2021-01-07T12:49:01Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionIntegrada na produção no âmbito de Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearningpt_PT
dc.description.abstractEste artigo analisa a problemática das emoções online em contextos de aprendizagem online, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se duma investigação sobre a vinculação do docente-estudante, baseada no design de experiências de aprendizagem decorrentes das necessidades emergentes no contexto online, reforçadoras da interação afetiva e motivacional. Pretende-se melhorar o bem-estar e a qualidade na aprendizagem, envolvendo os estudantes integrados em ambientes digitais formais e não formais, no ensino superior. Recorre à metodologia Design-Based-Research, num estudo multi-casos: cenário “fechado”: LMS+Licenciatura e cenário “misto”: LMS +Twitter+Mestrado. A caracterização do bem-estar emocional e envolvimento cognitivo advém da análise daqueles cenários, produzindo princípios de design e soluções baseadas em estratégias de proximidade: Fóruns temáticos, Feedbacks, Acompanhamento Online e Fórum Café-Lounge. Os dados foram recolhidos com base em: Escala de Emoções (90 emoções positivas e negativas); questionário e entrevista semi-estruturada; análise das interações no discurso online. Os resultados obtidos no cenário 1 apontam para a importância do reforço da presença emocional do Professor e das micro-lideranças estudantis. Apesar de não corresponder a uma participação massiva, beneficiou a aprendizagem e bem-estar do grupo, criando-lhe o desejo da replicação desta experiência. Considera-se necessário que as estratégias de classificação e presença emocional sejam aperfeiçoadas noutras investigações.pt_PT
dc.description.abstractThis paper focuses on the problem of online emotions in online learning contexts, presenting a new model for emotional identification. It’s a study on the link between teacher-student and between peers, based on the pedagogical design of learning experiences arising from emerging needs in the online context, namely the reinforcement of presence through affective and motivational interaction. It aims to improve the well-being and the quality in learning, involving higher education students in online interaction and communication in digital environments. It uses the DesignBased Research (DBR) methodology, in a multi-case study: 1) LMS-Human Tutor + Undergraduate Course; 2) LMS-Human Tutor and Virtual Tutor (IA) + Undergraduate Course. The characterization of emotional well-being and cognitive involvement of students and teachers comes from the analysis of those scenarios, producing pedagogical design and improving solutions based on proximity strategies: Thematic and Lounge-type Forums, Feedback, Online Support and Monitoring. The data were collected through a variety of instruments: a) an Emotion Scale; b) a questionnaire and a semi-structured interview; c) an analysis of the interactions in online discourse. The results, referring to scenario 1, point to the importance of reinforcing the emotional presence of the teacher and of the student micro-leaderships, improving their learning and well-being, and creating the desire to repeat the experience.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, T., & Morgado, L. (2020). Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: O papel da presença emocional e das microlideranças. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 177-199. https://doi.org/10.21814/rpe.14331pt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.14331pt_PT
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10356
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação da Universidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14331/16192pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoções onlinept_PT
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_PT
dc.subjectEnvolvimento emocional, social e cognitivopt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectEmotions onlinept_PT
dc.subjectVirtual learning environmentspt_PT
dc.subjectEmotional, social and cognitive involvementpt_PT
dc.titleImpacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: o papel da presença emocional e das microliderançaspt_PT
dc.title.alternativeImpact of emotional dynamics in learning on distance courses in higher education: the role of emotional presence and micro-leadershippt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage199pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage177pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
person.familyNameOliveira
person.familyNameMorgado
person.givenNameTeresa
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0001-5186-8908
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb19dd0dc-ac66-4d91-931d-0369f4422cdb
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
toliveira_linamorgado_impacto_emoçoes_online2020.pdf
Size:
529 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo