Repository logo
 
Publication

Ferramenta de apoio ao desenvolvimento curricular

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg12:Produção e Consumo Sustentáveispt_PT
dc.contributor.authorSilva, Rogério Duarte da
dc.contributor.authorPimentel, Fernando
dc.contributor.authorNobre, Ângela Lacerda
dc.contributor.authorJacquinet, Marc
dc.date.accessioned2022-07-26T13:05:34Z
dc.date.available2022-07-26T13:05:34Z
dc.date.issued2022-06-27
dc.description.abstractAs agências de acreditação promovem o desenvolvimento curricular “científico”; assente na educação orientada por objetivos e em princípios de alinhamento construtivo. Para por em marcha esta forma de encarar a educação definem-se mapas que representam visualmente as unidades curriculares (UC) de um curso (dispondo-as verticalmente em função do ano e horizontalmente para um mesmo ano) relacionando objetivos de aprendizagem. Da análise destes mapas e pelo conhecimento dos objetivos de aprendizagem de cada UC é possível estabelecer ligações entre UC e intuir princípios fundamentais de ensino-aprendizagem subjacentes a um plano de estudos. Contudo, a interpretação dos objetivos de aprendizagem pressupõe a posse de competências específicas de subáreas disciplinares limitando a comunicação. Mesmo quando objetivos de aprendizagem de um plano de estudo são escritos de acordo com a taxonomia de Bloom, a variabilidade no estilo de escrita e no escopo resulta numa elevada heterogeneidade da redação dos objetivos de aprendizagem, uns demasiado abstratos, outros demasiado detalhados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12088
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPSpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectMapa curricularpt_PT
dc.subjectAnálise curricularpt_PT
dc.subjectDiagrama de redept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.titleFerramenta de apoio ao desenvolvimento curricularpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage2pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleJornadas Pedagógicas ESTSetúbal 2022. Competências Transversais no Ensino das Engenhariaspt_PT
person.familyNameLacerda Nobre
person.familyNameJacquinet
person.givenNameAngela
person.givenNameMarc
person.identifierR-000-K0Z
person.identifier.ciencia-idCC11-51FD-F4CE
person.identifier.orcid0000-0002-7250-764X
person.identifier.orcid0000-0003-1157-060X
person.identifier.ridC-1097-2009
person.identifier.scopus-author-id7005584420
person.identifier.scopus-author-id36727345600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8d065f2c-27e1-40fd-a80b-66f55601a0c7
relation.isAuthorOfPublication3f95c487-fed0-4374-a428-b1dee2db4a9a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3f95c487-fed0-4374-a428-b1dee2db4a9a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
rogerio_rd00 (2).pdf
Size:
229.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format