Publication
Ferramenta de apoio ao desenvolvimento curricular
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 12:Produção e Consumo Sustentáveis | pt_PT |
dc.contributor.author | Silva, Rogério Duarte da | |
dc.contributor.author | Pimentel, Fernando | |
dc.contributor.author | Nobre, Ângela Lacerda | |
dc.contributor.author | Jacquinet, Marc | |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T13:05:34Z | |
dc.date.available | 2022-07-26T13:05:34Z | |
dc.date.issued | 2022-06-27 | |
dc.description.abstract | As agências de acreditação promovem o desenvolvimento curricular “científico”; assente na educação orientada por objetivos e em princípios de alinhamento construtivo. Para por em marcha esta forma de encarar a educação definem-se mapas que representam visualmente as unidades curriculares (UC) de um curso (dispondo-as verticalmente em função do ano e horizontalmente para um mesmo ano) relacionando objetivos de aprendizagem. Da análise destes mapas e pelo conhecimento dos objetivos de aprendizagem de cada UC é possível estabelecer ligações entre UC e intuir princípios fundamentais de ensino-aprendizagem subjacentes a um plano de estudos. Contudo, a interpretação dos objetivos de aprendizagem pressupõe a posse de competências específicas de subáreas disciplinares limitando a comunicação. Mesmo quando objetivos de aprendizagem de um plano de estudo são escritos de acordo com a taxonomia de Bloom, a variabilidade no estilo de escrita e no escopo resulta numa elevada heterogeneidade da redação dos objetivos de aprendizagem, uns demasiado abstratos, outros demasiado detalhados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12088 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | IPS | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Mapa curricular | pt_PT |
dc.subject | Análise curricular | pt_PT |
dc.subject | Diagrama de rede | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Competências transversais | pt_PT |
dc.title | Ferramenta de apoio ao desenvolvimento curricular | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornadas Pedagógicas ESTSetúbal 2022. Competências Transversais no Ensino das Engenharias | pt_PT |
person.familyName | Lacerda Nobre | |
person.familyName | Jacquinet | |
person.givenName | Angela | |
person.givenName | Marc | |
person.identifier | R-000-K0Z | |
person.identifier.ciencia-id | CC11-51FD-F4CE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7250-764X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1157-060X | |
person.identifier.rid | C-1097-2009 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7005584420 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36727345600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8d065f2c-27e1-40fd-a80b-66f55601a0c7 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3f95c487-fed0-4374-a428-b1dee2db4a9a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3f95c487-fed0-4374-a428-b1dee2db4a9a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1