Repository logo
 
Publication

Pensando programas curriculares como os projetistas pensam

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorDuarte, Rogério
dc.contributor.authorNobre, Ângela Lacerda
dc.contributor.authorPimentel, Fernando
dc.contributor.authorJacquinet, Marc
dc.date.accessioned2021-10-26T14:07:52Z
dc.date.embargo2025-12-31
dc.date.issued2021-10-11
dc.description.abstractAs instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior.pt_PT
dc.description.abstractHigher education institutions must be aware of the transformations that occur in societies in order to innovate and to offer revised educational programme plans. Design Thinking is a tool that helps to foster innovation in business contexts. Could this methodology be used in programme plan development? The present article considers this question by presenting the Design Thinking methodology, discussing its adequateness in the context of higher education institutions and considering outcome-based education and constructive alignment principles. It is concluded that Design Thinking methodology is a way to address and overcome collaboration and communication problems frequent in higher education institutions and in this sense is an efficient way to develop program plans in higher education institutionspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, R., Nobre, Â. L., Pimentel, F., & Jacquinet, M. (2021). Pensando programas curriculares como os projetistas pensam, nº 12, pp 83-99.pt_PT
dc.identifier.issn2183-0940
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11291
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRIQUALpt_PT
dc.subjectPrograma curricularpt_PT
dc.subjectPensando como um projetistapt_PT
dc.subjectEnsino centrado no estudantept_PT
dc.subjectEnsino assente em resultadospt_PT
dc.subjectAlinhamento construtivopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCurriculum developmentpt_PT
dc.subjectDesign thinkingpt_PT
dc.subjectStudent-centered learningpt_PT
dc.subjectOutcome-based educationpt_PT
dc.subjectConstructive alignmentpt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titlePensando programas curriculares como os projetistas pensampt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage99pt_PT
oaire.citation.issue12pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleRevista TMQ - Techniques Methodologies and Qualitypt_PT
person.familyNameDuarte
person.familyNameLacerda Nobre
person.familyNamePimentel
person.familyNameJacquinet
person.givenNameRogério
person.givenNameAngela
person.givenNameFernando
person.givenNameMarc
person.identifierR-000-K0Z
person.identifier.ciencia-idEA18-DF0E-51DD
person.identifier.ciencia-idCC11-51FD-F4CE
person.identifier.orcid0000-0002-3880-5440
person.identifier.orcid0000-0002-7250-764X
person.identifier.orcid0000-0001-5891-1008
person.identifier.orcid0000-0003-1157-060X
person.identifier.ridB-5294-2014
person.identifier.ridC-1097-2009
person.identifier.scopus-author-id7005584420
person.identifier.scopus-author-id36727345600
rcaap.embargofctEmbargo da revistapt_PT
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ad95e2c-d6aa-4ac1-9367-b5fb5e0f8c95
relation.isAuthorOfPublication8d065f2c-27e1-40fd-a80b-66f55601a0c7
relation.isAuthorOfPublicatione2199a47-f8fe-43d2-96f8-3255d6a25437
relation.isAuthorOfPublication3f95c487-fed0-4374-a428-b1dee2db4a9a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye2199a47-f8fe-43d2-96f8-3255d6a25437

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
X encontro investigadores da qualidade _ATAS.pdf
Size:
142.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Folha de rosto e indice revista X encontro investigadores da qualidade _ATAS.pdf
No Thumbnail Available
Name:
DuarteAngelaFernandoMarcX encontro investigadores da qualidade _ATAS.pdf
Size:
394.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format