Repository logo
 
Publication

O ensino do português língua de herança no distrito de Hudson, MA

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSilva, Mário Filipe da
dc.contributor.authorRodrigues, Sónia Filipa Dantas
dc.date.accessioned2022-10-18T12:02:37Z
dc.date.embargo2025-10-06
dc.date.issued2022-10-06
dc.date.submitted2022-10-18
dc.description.abstractO estudo apresentado nesta dissertação versa sobre a língua portuguesa enquanto língua de herança na cidade de Hudson em Massachusetts. Há um crescente interesse em Língua de Herança, alavancado pela globalização e pela consequente crescente multiculturalidade na generalidade dos países. No entanto, as investigações científicas em contextos migratórios são ainda algo reduzidas. Nos Estados Unidos, quer pela sua dimensão geográfica quer pela sua organização política, cingiu-se a análise à região de Hudson. Como objetivo visou-se a análise de respostas de políticas quanto à Língua e ao planeamento linguístico para o ensino do Português como língua de herança. Tendo em conta as políticas educativas dos EUA, partiu-se da análise da sua organização geral para a análise focada no Estado de Massachusetts, com incidência em em Hudson.pt_PT
dc.description.abstractThe study presented in this dissertation is about Portuguese as a Heritage Language in the city of Hudson, Massachusetts. There is a growing interest in Heritage Language, leveraged by globalization and the consequent growing multiculturalism in most countries. However, scientific research in migratory contexts is still somewhat limited. In the United States, both for its geographical size and its political organization, the analysis was limited to the Hudson region. The objective was to analyze policy responses regarding language and language planning for the teaching of Portuguese as a heritage language. Considering the educational policies of the United States, we started from the analysis of its general organization to the analysis focused on the state of Massachusetts, with further emphasis on Hudson.pt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, Sónia Filipa Dantas - O ensino do português língua de herança no distrito de Hudson, MA [Em linha]. Boston: [s.n.], 2022. 110 p.
dc.identifier.tid203085647
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12353
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortuguês língua de herançapt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectPolítica de línguapt_PT
dc.subjectPlaneamento linguísticopt_PT
dc.subjectHudsonpt_PT
dc.subjectMassachusettspt_PT
dc.subjectEstados Unidos da Américapt_PT
dc.subjectHeritage portuguese languagept_PT
dc.subjectPortuguese as a non native languagept_PT
dc.subjectLanguage planning and policypt_PT
dc.titleO ensino do português língua de herança no distrito de Hudson, MApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua não Materna apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMPLNM_SoniaRodrigues.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: