Repository logo
 
Publication

Professores para quê? : para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino

dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.date.accessioned2008-12-06T11:48:47Z
dc.date.available2008-12-06T11:48:47Z
dc.date.issued2004-12
dc.description.abstractEste artigo debate e reequaciona a natureza da actividade docente numa perspectiva sociológica e histórica, confrontando-a com descritores de profissionalidade, nomeadamente a especificidade da função e a natureza do saber profissional. O conceito de ensinar é reconceptualizado dentro desta linha de análise, assumindo-se o professor como um profissional de ensino. Da fundamentação desenvolvida analisam-se implicações para as lógicas de formação, que se perspectivam como desejavelmente organizadas em torno da centralidade da prática profissional e sua teorização e análise reflexiva e crítica, tornada produtora de saber próprio da profissão. Nesse quadro se apresentam alguns resultados parcelares de um projecto de investigação em curso sobre as práticas de formação de professores de 1.o ciclo numa instituição de ensino superior, cuja orientação se baseia nestes pressupostos.en
dc.identifier.citationRoldão, Maria do Céu - Professores para quê? : para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº2 (Dez. 2004), p. 95-120en
dc.identifier.issn0872-0738
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/160
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Abertaen
dc.rights.licenseCC BY-NC 4.0
dc.subjectFormação de professoresen
dc.subject1º Cicloen
dc.subjectSupervisãoen
dc.titleProfessores para quê? : para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensinoen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typearticleen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Discursos–Formação de Professores 95-120.pdf
Size:
184.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: