Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
184.05 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo debate e reequaciona a natureza da actividade docente numa perspectiva
sociológica e histórica, confrontando-a com descritores de profissionalidade,
nomeadamente a especificidade da função e a natureza do saber profissional. O conceito
de ensinar é reconceptualizado dentro desta linha de análise, assumindo-se o professor
como um profissional de ensino.
Da fundamentação desenvolvida analisam-se implicações para as lógicas de
formação, que se perspectivam como desejavelmente organizadas em torno da centralidade
da prática profissional e sua teorização e análise reflexiva e crítica, tornada produtora de
saber próprio da profissão.
Nesse quadro se apresentam alguns resultados parcelares de um projecto de
investigação em curso sobre as práticas de formação de professores de 1.o ciclo numa instituição de ensino superior, cuja orientação se baseia nestes pressupostos.
Description
Keywords
Formação de professores 1º Ciclo Supervisão
Citation
Roldão, Maria do Céu - Professores para quê? : para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº2 (Dez. 2004), p. 95-120