Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Professores para quê? : para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Discursos–Formação de Professores 95-120.pdf184.05 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo debate e reequaciona a natureza da actividade docente numa perspectiva sociológica e histórica, confrontando-a com descritores de profissionalidade, nomeadamente a especificidade da função e a natureza do saber profissional. O conceito de ensinar é reconceptualizado dentro desta linha de análise, assumindo-se o professor como um profissional de ensino. Da fundamentação desenvolvida analisam-se implicações para as lógicas de formação, que se perspectivam como desejavelmente organizadas em torno da centralidade da prática profissional e sua teorização e análise reflexiva e crítica, tornada produtora de saber próprio da profissão. Nesse quadro se apresentam alguns resultados parcelares de um projecto de investigação em curso sobre as práticas de formação de professores de 1.o ciclo numa instituição de ensino superior, cuja orientação se baseia nestes pressupostos.

Description

Keywords

Formação de professores 1º Ciclo Supervisão

Citation

Roldão, Maria do Céu - Professores para quê? : para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº2 (Dez. 2004), p. 95-120

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Aberta

CC License