Repository logo
 
Publication

Um modelo de supervisão pedagógica para o professor de filosofia

dc.contributor.advisorTeixeira, António
dc.contributor.authorSilva, Isabel Gouveia da
dc.date.accessioned2014-09-25T09:35:13Z
dc.date.available2014-09-25T09:35:13Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA supervisão pedagógica ganhou novo relevo na atualidade, quer pela sua associação às práticas de avaliação de desempenho docente previstas no novo Estatuto da Carreira Docente, quer pela necessidade dos docentes e das escolas aperfeiçoarem as suas práticas no sentido de responderem mais eficazmente às necessidades dos aprendentes. Considerando a especificidade da disciplina de Filosofia no ensino secundário pretende-se com este estudo delinear um modelo de supervisão pedagógica adequado ao desenvolvimento profissional do docente de Filosofia, já inserido na carreira, partindo de uma análise dos conceitos de supervisão e avaliação, dos diferentes modelos de supervisão, da identificação dos modelos de ensino mais adequados à especificidade da disciplina, do contributo específico que a tradição filosófica, enquanto tradição reflexiva e crítica e, finalmente, da análise das representações de alguns docentes de Filosofia relativamente aos processos de avaliação de desempenho em que participaram, como avaliadores ou avaliados. Existindo alguma tendência, na atualidade, para uma identificação entre a avaliação docente e a supervisão pedagógica procurámos acentuar precisamente a vertente pedagógica da supervisão e o seu papel como prática que visa essencialmente o desenvolvimento profissional e ultrapassa a avaliação, que se constitui como um momento particular de um processo mais vasto e complexo.por
dc.description.abstractPedagogical supervision acquires new importance today either by its association to the evaluation practice of teachers’ performance under the new teacher profession act “Estatuto da Carreira Docente”, or by the need of teachers and schools to improve their practices in order to respond more effectively to the needs of learners. Considering the specificity of the subject of Philosophy in secondary schools it is intended with this study to outline a model of pedagogical supervision appropriate to the professional development for Philosophy teachers, already pursuing a teaching career, starting from an analysis of the concepts of supervision and evaluation, the different supervision models, the identification of the most appropriate teaching models to the subject, the specific contribution of philosophical tradition, whilst what reflective and critical tradition can give to the supervision practice, to the analysis of the representations of Philosophy teachers in relation to performance evaluation processes in which they participated. As there has been a tendency, nowadays, towards an identification between teacher performance evaluation and pedagogical supervision, in the present study we want to accurately emphasize the pedagogical aspect of supervision and its role as a practice that is essentially aimed at the professional development and goes beyond the evaluation, which consists in a particular moment in a wider and more complex process.por
dc.description.sponsorshipDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.identifier.citationSilva, Isabel Gouveia da - Um modelo de supervisão pedagógica para o professor de filosofia [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vol.por
dc.identifier.tid201140594
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3433
dc.language.isoporpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectAvaliação do desempenhopor
dc.subjectProfissionalpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPedagogical supervisionpor
dc.subjectEvaluation of performancepor
dc.subjectPhilosophypor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.titleUm modelo de supervisão pedagógica para o professor de filosofiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_IsabelGouveia.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_Anexos.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: