Publication
Mobile learning e educação em línguas: proposta de taxonomia para características de aplicações educativas
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Pombo, Candida | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.date.accessioned | 2020-08-07T12:59:46Z | |
dc.date.available | 2020-08-07T12:59:46Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description | Investigação realizada no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. | pt_PT |
dc.description.abstract | A revolução digital, alinhada às transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, consubstancia conceitos, tais como m-learning, ulearning, mobile gaming, mobile blogging, os quais entretecem na sociedade do conhecimento e da globalização. Numa era de permanente transformação tecnológica, a educação em línguas estrangeiras, sobretudo em Inglês, língua franca da globalização, realizada com recurso ao m-learning transformou-se numa riqueza incomensurável. Neste contexto, pesquisámos três eixos estruturantes subjacentes à nossa problemática: o conceito de “mobilidade”, a aprendizagem de Línguas com recurso à tecnologia móvel e pedagogia móvel e aplicações digitais que a viabilizam, tendo sempre em mente a abordagem comunicativa de ensino-aprendizagem de Línguas e respetivas competências. O resultado desta pesquisa está na génese de uma proposta de Taxonomia, contendo características das aplicações para atividades de aprendizagem realizadas com recurso ao m-learning. Por forma a validar esta proposta de taxonomia, realizamos um mapeamento nas atas do Encontro Jogos e Mobile Learning 2014, em todos os artigos (comunicações, posters e workshops), cujos títulos e/ou palavras-chave referem “m-learning”, “mobile-learning”, “dispositivos móveis”, “Apps”, “aplicações” (em qualquer idioma), com o objetivo de averiguar se os resultados obtidos nos estudos analisados estão em consonância com a taxonomia proposta. Dado o vastíssimo número de artigos e uma vez que a nossa investigação se centra no Ensino Superior, cingimos a pesquisa não só aplicando os filtros atrás mencionados, mas também os seguintes critérios: m-learning + Línguas/ Inglês; m-learning + Ensino Superior; m-learning + Leitura e Literacias, m-learning + Jogos no Ensino Superior. Este estudo exploratório e interpretativo (cf. Cardoso et al, 2010:36) permitiu validar a Taxonomia proposta, o qual poderá ter replicabilidade e funcionar como uma checklist no desenho de atividades de aprendizagem com recurso ao m-learning. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pombo, C., Cardoso, T. (2016). Mobile Learning e Educação em Línguas: Proposta de Taxonomia para características de aplicações educativas, In: N. Pedro et al. (Orgs). Atas do IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016 Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, pp.1925-1945, Lisboa: Ed. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-37-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9943 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mobile learning | pt_PT |
dc.subject | Aplicações digitais | pt_PT |
dc.subject | Educação em línguas | pt_PT |
dc.subject | Taxonomia | pt_PT |
dc.title | Mobile learning e educação em línguas: proposta de taxonomia para características de aplicações educativas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1945 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1925 | pt_PT |
oaire.citation.title | IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016 Tecnologias digitais e a Escola do Futuro | pt_PT |
person.familyName | Pombo | |
person.familyName | Cardoso | |
person.givenName | Candida | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6648-7390 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 85ecead3-d59a-4b2d-bc06-4e6dd2af896c | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- cpombo_tcardoso_ticeduca2016.pdf
- Size:
- 8.27 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format