Publication
A vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubá
dc.contributor.author | Vieira, Márcia de Freitas | |
dc.contributor.author | Campos, Arlana | |
dc.contributor.author | Prado, Débora | |
dc.contributor.author | Soares, Shirley Cristine Ricoy | |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T13:59:33Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T13:59:33Z | |
dc.date.issued | 2015-06 | |
dc.description.abstract | Vivemos atualmente um momento ímpar, em que a educação pública brasileira se consolida na garantia do direito de todos à Educação Básica. Essa oferta requer acima de tudo, qualidade nos serviços educacionais, a partir de práticas interativas, participativas e democráticas. Não basta assegurar a vaga/matrícula na escola, é preciso que o aluno tenha freqüência escolar e aprendizagem significativa, pautada na prática da educação como direito social inalienável. Nesse cenário e no contexto do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto, todas as unidades escolares são convidadas a revisar sua prática educativa e, portanto, muitas são as propostas de mudança de paradigma. Destaca-se, a importância da autonomia escolar na definição dos mecanismos que assegurem educação de qualidade, expressos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Tendo por base uma concepção democrática de gestão escolar e buscando propiciar uma reflexão teórico-prática entre os conteúdos e atividades propostas nas disciplinas do curso, a realidade cotidiana e as especificidades de cada escola, foi proposto aos cursistas, a formulação de um Projeto de Intervenção na escola com estreita vinculação com o Projeto Político Pedagógico ou a gestão da mesma. Dessa forma, os diversos projetos-intervenção foram realizados numa ação conjunta, partilhada entre o diretor e o coletivo da escola e tiveram como objeto: a) a construção do PPP da escola naquelas unidades que ainda não tinham; b) a re-elaboração do PPP, ou de partes do mesmo, nas escolas que já o tinham; c) uma situação problemática e relevante na escola, vinculada ao PPP ou a gestão da mesma. Este capítulo aborda sobre os principais temas tratados nos referidos projetos-intervenção dos Polos de Guaxupé, Ipatinga e Ubá. São discutidos ainda, alguns critérios necessários para se oportunizar o envolvimento da comunidade nas decisões que envolvem a prática educativa escolar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Campos, Arlana; et al. - A vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubá. In Oliveira, Breynner; Tonini, Adriana, orhs. - "Gestão escolar e formação continuada de professores [Em linha]: o Progama Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto". Juiz de Fora: Editar Editora Associada, 2015. ISBN 9788578510732. p. 53-76 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9788578510732 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8922 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editar Editora Associada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Programa Nacional Escola de Gestores | pt_PT |
dc.subject | Gestão democrática escolar | pt_PT |
dc.subject | Projeto de intervenção | pt_PT |
dc.subject | Conselho escolar | pt_PT |
dc.title | A vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubá | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Juiz de Fora - MG | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 76 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 53 | pt_PT |
oaire.citation.title | Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores: O Progama Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto | pt_PT |
person.familyName | de Freitas Vieira | |
person.givenName | Márcia | |
person.identifier.ciencia-id | 3A14-00C7-19F5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6631-4633 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A Vivência do Projeto de Intervenção_Livro1 Escola Gestores.pdf
- Size:
- 8.66 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: