Repository logo
 
Publication

A vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubá

dc.contributor.authorVieira, Márcia de Freitas
dc.contributor.authorCampos, Arlana
dc.contributor.authorPrado, Débora
dc.contributor.authorSoares, Shirley Cristine Ricoy
dc.date.accessioned2019-12-19T13:59:33Z
dc.date.available2019-12-19T13:59:33Z
dc.date.issued2015-06
dc.description.abstractVivemos atualmente um momento ímpar, em que a educação pública brasileira se consolida na garantia do direito de todos à Educação Básica. Essa oferta requer acima de tudo, qualidade nos serviços educacionais, a partir de práticas interativas, participativas e democráticas. Não basta assegurar a vaga/matrícula na escola, é preciso que o aluno tenha freqüência escolar e aprendizagem significativa, pautada na prática da educação como direito social inalienável. Nesse cenário e no contexto do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto, todas as unidades escolares são convidadas a revisar sua prática educativa e, portanto, muitas são as propostas de mudança de paradigma. Destaca-se, a importância da autonomia escolar na definição dos mecanismos que assegurem educação de qualidade, expressos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Tendo por base uma concepção democrática de gestão escolar e buscando propiciar uma reflexão teórico-prática entre os conteúdos e atividades propostas nas disciplinas do curso, a realidade cotidiana e as especificidades de cada escola, foi proposto aos cursistas, a formulação de um Projeto de Intervenção na escola com estreita vinculação com o Projeto Político Pedagógico ou a gestão da mesma. Dessa forma, os diversos projetos-intervenção foram realizados numa ação conjunta, partilhada entre o diretor e o coletivo da escola e tiveram como objeto: a) a construção do PPP da escola naquelas unidades que ainda não tinham; b) a re-elaboração do PPP, ou de partes do mesmo, nas escolas que já o tinham; c) uma situação problemática e relevante na escola, vinculada ao PPP ou a gestão da mesma. Este capítulo aborda sobre os principais temas tratados nos referidos projetos-intervenção dos Polos de Guaxupé, Ipatinga e Ubá. São discutidos ainda, alguns critérios necessários para se oportunizar o envolvimento da comunidade nas decisões que envolvem a prática educativa escolar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCampos, Arlana; et al. - A vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubá. In Oliveira, Breynner; Tonini, Adriana, orhs. - "Gestão escolar e formação continuada de professores [Em linha]: o Progama Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto". Juiz de Fora: Editar Editora Associada, 2015. ISBN 9788578510732. p. 53-76pt_PT
dc.identifier.isbn9788578510732
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8922
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditar Editora Associadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPrograma Nacional Escola de Gestorespt_PT
dc.subjectGestão democrática escolarpt_PT
dc.subjectProjeto de intervençãopt_PT
dc.subjectConselho escolarpt_PT
dc.titleA vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e Ubápt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceJuiz de Fora - MGpt_PT
oaire.citation.endPage76pt_PT
oaire.citation.startPage53pt_PT
oaire.citation.titleGestão Escolar e Formação Continuada de Professores: O Progama Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Pretopt_PT
person.familyNamede Freitas Vieira
person.givenNameMárcia
person.identifier.ciencia-id3A14-00C7-19F5
person.identifier.orcid0000-0001-6631-4633
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Vivência do Projeto de Intervenção_Livro1 Escola Gestores.pdf
Size:
8.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: