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Ensinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal

dc.contributor.authorMucheroni, Marcos
dc.contributor.authorCarvalho, Elizabeth
dc.contributor.authorMarcos, Adérito
dc.date.accessioned2019-05-27T15:52:12Z
dc.date.available2019-05-27T15:52:12Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractO ensino e aprendizagem da programação de computadores em ambiente e-learning constitui uma área que tem vindo a atrair um interesse crescente tanto por parte das universidades de ensino em rede como pelos investigadores do e-learning. Aprender a programar computadores requer o desenvolvimento de raciocínio lógico da parte do estudante, enquanto aprende a dominar as potencialidades de uma determinada linguagem de programação, a construir estruturas de dados e a desenvolver uma estratégia de resolução de problemas pela sua divisão e modularização em problemas mais simples de mais fácil conquista. Adicionalmente importa que o estudante desenvolva competências de trabalho em grupo, de estudo individual com elevados níveis de concentração para realizar trabalho de revisão e depuração de código fonte. O ensino on-line de programação de computadores é constituído por estes aspetos, exigindo um elevado grau de interação entre estudantes e destes com o professor. Neste artigo, apresentamos um conjunto de reflexões e propostas concretas de estratégias de implementação do ensino e aprendizagem da programação de computadores, de nível universitário, explorando o método de “design” de instruções como uma abordagem do diálogo, uma adaptação da taxonomia de Bloom, com base na experiência e no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThe teaching and learning of computer programming in e-learning environment is an area that has attracted increasing interest from both the universities in network and the e-learning researchers. Learning to code in computers requires the development of logical reasoning on the part of the student, while learning to master the potentialities of a particular programming language, building data structures and developing a strategy of problem solving by its division and modularization into simpler problems of easier conquest. In addition, it is important that the student develops group working skills, besides individual studies maintaining high levels of concentration to perform review and debugging work of the source code. The online teaching of computer programming consists of these aspects, demanding a high degree of interaction between students and these with the teacher. In this article we present a set of concrete reflections and proposals of strategies for the implementation of teaching and learning of computer programming at university level, exploring the method of “design” of instructions as an approach to dialogue, an adaptation of Bloom’s taxonomy, based on the experience and virtual pedagogical model of the Open University of Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMucheroni, Marcos; Carvalho, Elizabeth; Marcos, Adérito - Ensinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugal. "Revista Espaço Pedagógico" [Em linha]. ISSN 2238-0302. Vol. 26, nº 2 (2019), p. 352-369pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5335/rep.v26i2.8703pt_PT
dc.identifier.issn2238-0302
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8240
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagem da programaçãopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagem on-linept_PT
dc.subjectClasse virtualpt_PT
dc.subjectModelo Pedagógico Virtualpt_PT
dc.subjectTeaching and learning in programmingpt_PT
dc.subjectTeach-learning onlinept_PT
dc.subjectVirtual classpt_PT
dc.subjectVirtual pedagogic modelpt_PT
dc.titleEnsinar programação em ambientes e-learning: preocupações e propostas no âmbito do modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta de Portugalpt_PT
dc.title.alternativeTeaching programming in e-learning environments: concerns and proposals within the scope of the virtual pedagogical model of the Open University of Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Grande do Sul, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage369pt_PT
oaire.citation.startPage352pt_PT
oaire.citation.titleRevista Espaço Pedagógicopt_PT
person.familyNameMucheroni
person.familyNameCarvalho
person.familyNameMarcos
person.givenNameMarcos
person.givenNameElizabeth
person.givenNameAdérito
person.identifierR-000-03D
person.identifier.ciencia-id0617-948A-BB8D
person.identifier.orcid0000-0002-5273-7392
person.identifier.orcid0000-0001-7036-5628
person.identifier.orcid0000-0002-9164-9686
person.identifier.scopus-author-id24075488000
person.identifier.scopus-author-id22980054100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
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