Publication
Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilares
dc.contributor.author | Costa, Rogério | |
dc.contributor.author | Francisco, Manuela | |
dc.contributor.author | Jorge, Nelson | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Carina | |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T09:12:44Z | |
dc.date.available | 2021-10-07T09:12:44Z | |
dc.date.issued | 2013-01 | |
dc.description.abstract | O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da sua Unidade de Ensino a Distância (UED), desenvolve metodologias de ensino específicas ao contexto de Ensino a Distância, no sentido de promover o desenvolvimento e aquisição de competências para uma aprendizagem significativa e efetiva por parte dos estudantes que frequentam este regime. A existência de um modelo orientador de todo o processo tornase por isso fundamental para a uniformização de procedimentos e práticas, sustentadas pela literatura na área e experiência da instituição.O objetivo deste artigo é apresentar o Modelo de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria e descrever os quatro pilares que o suportam, nomeadamente: 1) a equipa de desenvolvimento do ensino a distância, 2) a acessibilidade e inclusão, 3) os contextos e conteúdos e 4) a comunidade de aprendizagem. O presente modelo foi elaborado para a formação graduada e pósgraduada (1º e 2º Ciclos) do IPL. Contudo, para situações específicas, por exemplo formação a distância em empresas e outras entidades externas, o IPL através da UED pode adaptar este modelo às necessidades e contextos particulares. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa, R.; Francisco, M.; Jorge, N. & Rodrigues, C. (2013). Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: Definição de um Modelo e seus pilares. In Coleção Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 23, pp. 23-37. Coimbra, CINEP. ISSN: 1647-032X. http://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/cadernos-pedagogia/volumes-publicados | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-032X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11229 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Politécnico de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Modelo | pt_PT |
dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Equipa de desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Acessibilidade e inclusão | pt_PT |
dc.subject | Contextos e conteúdos | pt_PT |
dc.subject | Comunidade de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilares | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 37 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 23 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.title | Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Francisco | |
person.givenName | Manuela | |
person.identifier.ciencia-id | ED14-64DB-4165 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4507-7859 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- MFrancisco_Ensino_Distancia_Caderno 23.pdf
- Size:
- 354.66 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format