Repository logo
 
Publication

Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilares

dc.contributor.authorCosta, Rogério
dc.contributor.authorFrancisco, Manuela
dc.contributor.authorJorge, Nelson
dc.contributor.authorRodrigues, Carina
dc.date.accessioned2021-10-07T09:12:44Z
dc.date.available2021-10-07T09:12:44Z
dc.date.issued2013-01
dc.description.abstractO Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da sua Unidade de Ensino a Distância (UED), desenvolve metodologias de en­sino específicas ao contexto de Ensino a Distância, no sentido de promo­ver o desenvolvimento e aquisição de competências para uma aprendiza­gem significativa e efetiva por parte dos estudantes que frequentam este regime. A existência de um modelo orientador de todo o processo torna­­se por isso fundamental para a uniformização de procedimentos e práti­cas, sustentadas pela literatura na área e experiência da instituição.O objetivo deste artigo é apresentar o Modelo de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria e descrever os quatro pilares que o su­portam, nomeadamente: 1) a equipa de desenvolvimento do ensino a dis­tância, 2) a acessibilidade e inclusão, 3) os contextos e conteúdos e 4) a comunidade de aprendizagem. O presente modelo foi elaborado para a formação graduada e pós­­graduada (1º e 2º Ciclos) do IPL. Contudo, para situações específicas, por exemplo formação a distância em empresas e outras entidades exter­nas, o IPL através da UED pode adaptar este modelo às necessidades e contextos particulares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, R.; Francisco, M.; Jorge, N. & Rodrigues, C. (2013). Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: Definição de um Modelo e seus pilares. In Coleção Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 23, pp. 23-37. Coimbra, CINEP. ISSN: 1647-032X. http://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/cadernos-pedagogia/volumes-publicadospt_PT
dc.identifier.issn1647-032X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11229
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPolitécnico de Coimbrapt_PT
dc.subjectModelopt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectEquipa de desenvolvi­mentopt_PT
dc.subjectAcessibilidade e inclusãopt_PT
dc.subjectContextos e conteúdospt_PT
dc.subjectComunidade de aprendizagempt_PT
dc.titleEnsino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilarespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage37pt_PT
oaire.citation.issue23pt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pedagogia no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameFrancisco
person.givenNameManuela
person.identifier.ciencia-idED14-64DB-4165
person.identifier.orcid0000-0002-4507-7859
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MFrancisco_Ensino_Distancia_Caderno 23.pdf
Size:
354.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format