Repository logo
 
Publication

Humanising learning materials: bringing controversial content into EFL classroom

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorChilds, Jeffrey Scott
dc.contributor.authorGoncharova, Iuliia
dc.date.accessioned2025-08-11T10:41:29Z
dc.date.available2025-08-11T10:41:29Z
dc.date.issued2025-07-22
dc.date.submitted2025-08-11
dc.descriptionTese de MDI em associação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, apresentada à Universidade Aberta.
dc.description.abstractO paradigma do sistema educativo mundial tem vindo a mudar, da aquisição de conhecimentos teóricos para a ênfase na aprendizagem participativa e em questões da vida real. Segundo a abordagem humanista, o aluno é visto como a figura mais importante no processo de aprendizagem. O presente estudo defende que o currículo de EFL deveria incorporar conteúdos que ajudem a conectar mais eficazmente com o contexto de aprendizagem da vida real. É dada especial ênfase à humanização dos materiais de aprendizagem que trazem à tona a liberdade e a iniciativa dos alunos. A investigação demonstrou que faltam oportunidades para abordar questões controversas na sala de aula, pois os professores consideram-nas demasiado sensíveis e desafiantes de ensinar. Foi realizado um estudo transversal para compreender as crenças dos professores sobre estas questões. Uma vez que os manuais de EFL existentes nem sempre acompanham os tempos e desafios, examinaram-se algumas amostras representativas de materiais de aprendizagem russos e europeus, identificando-se os principais pontos fortes e diferenças. Foi desenvolvido um plano de aula incluindo tarefas cooperativas orientadas para objetivos e atividades de sensibilização intercultural com o objetivo de envolver os alunos mais ativamente. Verificou-se que a introdução de novas estratégias de ensino pode gerar tensões, não podendo, por isso, desconsiderar-se a cultura educativa local e a comunidade docente. A adoção de conteúdos controversos poderá exigir desenvolvimento adicional do professor e mudanças curriculares, incluindo o desenvolvimento de novas formas de pensar sobre como a linguagem funciona e novos objetivos que os alunos precisam de atingir.por
dc.description.abstractThe paradigm of the educational system worldwide has been shifting from the acquisition of theory to an emphasis on participatory learning and a commitment to real-life issues. Through the prism of the humanistic approach, a learner is seen as the most important figure in the learning process. This dissertation argues that the EFL curriculum should incorporate content that facilitates a more effective connection to real-life learning contexts. Special emphasis is given to the humanization of learning materials that bring learners’ freedom and initiative to the fore. The research has shown that students lack opportunities to tackle controversial issues in class, as teachers perceive them as too sensitive and challenging to teach. A cross-sectional survey was conducted to understand teachers’ beliefs on these issues. Since the existing EFL coursebooks do not always keep up with the times and the challenges, an attempt was undertaken to examine some representative samples of Russian and European learning materials, pinpointing their core strengths and major differences. A lesson plan with cooperative goal-directed tasks and cross-cultural awareness activities was developed with the view to engaging learners more actively in learning. It was found that the introduction of new teaching strategies into educational institutions can lead to possible tensions, thus the local educational culture and the teaching community cannot be disregarded. The adoption of controversial content might require further teacher development and curricular change, including the development of new ways of knowledge about how language functions, and what new objectives learners need to complete.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20177
dc.language.isoeng
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectMateriais de aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (EFL)
dc.subjectAbordagem humanista
dc.subjectQuestões controversas
dc.subjectAnálise de manuais
dc.subjectAlteração curricular
dc.subjectEnglish as Foreign Language (EFL) learning materials
dc.subjectHumanistic approach
dc.subjectControversial issues
dc.subjectCoursebook analysis
dc.subjectCurricular change
dc.titleHumanising learning materials: bringing controversial content into EFL classroompor
dc.title.alternativeMateriais de aprendizagem humanista: abordar conteúdos controversos na sala de aula de EFLpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Didática do Inglês

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMDI_IuliiaGoncharova.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: