Repository logo
 
Publication

Do ensino remoto emergencial ao HyFlex: um possível caminho para a educação OnLIFE?

dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-13T15:49:17Z
dc.date.available2023-02-13T15:49:17Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO Ensino Remoto Emergencial, as Aulas Simultâneas e o Modelo HyFlex representam opções pedagógicas construídas durante a pandemia da Covid-19. Estas propostas situam-se ao nível da solução de problemas, cuja resolução emerge da atenção à vida pragmática, o que implica criatividade. Nesse movimento, um novo nível de atenção é necessário, uma atenção suplementar, o que contribui para a invenção de problemas e onde se potencia a Educação Híbrida e emerge a Educação OnLIFE. O objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica, último da trilogia “Paradigma de Educação OnLIFE”, é discutir as principais abordagens educacionais desenvolvidas em tempos de pandemia e a emersão de um paradigma educacional em que não exista distinção entre offline e online, e em que as tecnologias digitais e as redes não sejam encaradas como ferramentas, mas como forças ambientais que afetam a nossa autoconceção, as nossas interações e como ensinamos e aprendemos.pt_PT
dc.description.abstractThe Emergency Remote Education, Simultaneous Classes or the HyFlex Model represent pedagogical options built during the Covid-19 pandemic. These proposals are at the level of “problem solving”, in which resolution emerges from attention to pragmatic life, which necessarily requires creativity. In this movement, a new level of attention is needed, the level of inventiveness, which contributes to the invention of problems and where Hybrid Education is enhanced, and OnLIFE Education emerges. The main goal of this article, of an eminently theoretical nature, the last of the “OnLIFE Education Paradigm” trilogy, is to discuss the main educational approaches developed in pandemic times and the emergence of an educational paradigm in which there is no distinction between offline and online and in which digital technologies and networks are not seen as tools, but as environmental forces that affect our self-conception, our interactions and how we teach and learn.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSCHLEMMER, Eliane & MOREIRA, J. António (2022). Do Ensino Remoto Emergencial ao HyFlex: um possível caminho para a Educação OnLIFE? Revista FAAEBA, 31 (65), jan./mar. 2022, 138-155pt_PT
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021pt_PT
dc.identifier.issn0104-7043
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13396
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11767pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem em redept_PT
dc.subjectEducação superiorpt_PT
dc.subjectMetodologia inovadorapt_PT
dc.subjectParadigmapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectNetwork learningpt_PT
dc.subjectNetwork learningpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectInnovative methodologypt_PT
dc.subjectParadigmpt_PT
dc.subjectProblem solvingpt_PT
dc.titleDo ensino remoto emergencial ao HyFlex: um possível caminho para a educação OnLIFE?pt_PT
dc.title.alternativeFrom emergency remote education to HyFlex: a possible way to OnLIFE education?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage155pt_PT
oaire.citation.startPage138pt_PT
oaire.citation.titleRevista FAAEBApt_PT
person.familyNameSchlemmer
person.familyNameMarques Moreira
person.givenNameEliane
person.givenNameJosé António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id26424749700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
90.Artigo11767.pdf
Size:
303.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: