Publication
As ferramentas de avaliação para Português Língua Não Materna nas escolas comunitárias de Nova Jérsia
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Silva, Mário Filipe | |
dc.contributor.author | Silva, Carla Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T14:32:01Z | |
dc.date.available | 2025-06-12T14:32:01Z | |
dc.date.issued | 2025-05-29 | |
dc.date.submitted | 2025-06-12 | |
dc.description | Tese de Mestrado em Português Língua Não Materna, apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | A crescente importância da língua portuguesa no mundo traduz-se numa maior procura do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, seja como língua estrangeira, língua segunda ou língua de herança por todo o mundo. No caso específico dos Estados Unidos da América, o ensino comunitário representa um pilar importante para a difusão e aprendizagem da língua e cultura portuguesas. No estado de Nova Jérsia, as escolas comunitárias apresentam-se como centros de ensino e certificação do português como Língua Não Materna, sendo uma mais-valia para o Ensino do Português no Estrangeiro e por conseguinte ao Camões, I.P. A introdução de exames de certificação de aprendizagens confere valor e qualidade ao ensino do português no estrangeiro dai a importância de apelar a participação nestes exames com a devida preparação. Este trabalho pretende: a) analisar o papel do Camões, I.P. no ensino comunitário; b) a atual situação do ensino comunitário, nomeadamente das escolas comunitárias de Nova Jérsia; c) analisar os exames a que os aprendentes de PLNM tem acesso no ensino comunitário: d) a participação e importância da preparação para os exames de certificação; e) os desafios e oportunidades no processo de certificação. | por |
dc.description.abstract | The increasing importance of the Portuguese language around the world results in increased demand for Portuguese language teaching/learning, whether as a foreign language, second language, or heritage language-anywhere. As for the United States of America, however, community education represents an important pillar of the propagation and acquisition of Portuguese language and culture. New Jersey schools, for instance, are community schools which serve as centers for the teaching and certification of Portuguese as a Foreign Language in which one sees advantages for Teaching Portuguese as a Foreign Language and, therefore, for Camões, I.P. The introduction of certification examinations adds value and quality to foreign language instruction in Portuguese; thus, the need to call for participation in these examinations and specific preparation. This dissertation aims to: a) study the role played by Camões, I.P. for community education; b) review the status of community teaching, notably community schools in New Jersey; c) assess the examinations available to learners of PLNM in community education; d) participation and its significance in preparing for certification examinations; and e) challenges and opportunities in the certification process. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19943 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Ensino do português | |
dc.subject | Língua portuguesa | |
dc.subject | Português língua não materna | |
dc.subject | Avaliação e Certificação de Aprendizagens | |
dc.subject | NEWL (National Examinations in World Languages) | |
dc.subject | Estados Unidos da América | |
dc.subject | Nova Jérsia | |
dc.subject | Portuguese Teaching Abroad | |
dc.subject | Portuguese as Non-Native Language | |
dc.subject | Evaluation and Certification of the Portuguese Language | |
dc.title | As ferramentas de avaliação para Português Língua Não Materna nas escolas comunitárias de Nova Jérsia | por |
dc.title.alternative | The tools for evaluation and certification of the Portuguese Language as a Foreign Language in the community schools of New Jersey | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Português Língua Não Materna |