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- As ferramentas de avaliação para Português Língua Não Materna nas escolas comunitárias de Nova JérsiaPublication . Silva, Carla Gomes da; Silva, Mário FilipeA crescente importância da língua portuguesa no mundo traduz-se numa maior procura do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, seja como língua estrangeira, língua segunda ou língua de herança por todo o mundo. No caso específico dos Estados Unidos da América, o ensino comunitário representa um pilar importante para a difusão e aprendizagem da língua e cultura portuguesas. No estado de Nova Jérsia, as escolas comunitárias apresentam-se como centros de ensino e certificação do português como Língua Não Materna, sendo uma mais-valia para o Ensino do Português no Estrangeiro e por conseguinte ao Camões, I.P. A introdução de exames de certificação de aprendizagens confere valor e qualidade ao ensino do português no estrangeiro dai a importância de apelar a participação nestes exames com a devida preparação. Este trabalho pretende: a) analisar o papel do Camões, I.P. no ensino comunitário; b) a atual situação do ensino comunitário, nomeadamente das escolas comunitárias de Nova Jérsia; c) analisar os exames a que os aprendentes de PLNM tem acesso no ensino comunitário: d) a participação e importância da preparação para os exames de certificação; e) os desafios e oportunidades no processo de certificação.
- Florestas enquanto instrumento heurístico de discussão das sociedades e a sustentabilidade social nos territórios sustentáveis e saudáveis da BocainaPublication . Freitas Junior, Gerson; Alves, Fátima; Castro, Paula Cristina de OliveiraO modelo de proteção de ecossistemas na forma de Unidades de Conservação no Brasil se desenvolveu sob contexto de profundo conflito socioambiental. Criaram-se Unidades de Conservação em territórios de povos e comunidades tradicionais, inclusive quilombolas, impactando seus modos de vida. Marginalizados em relação às políticas ambientais, eles resistem, se organizam, buscam reconhecimento da ancestralidade, garantia de direitos, gestão participativa e integrada ao desenvolvimento sustentável. Assim, objetivou-se verificar, em abordagem indutiva, como as comunidades quilombolas da Fazenda e da Caçandoca se relacionam com as florestas a partir da sustentabilidade, protegem serviços ecossistêmicos e desenvolvem sistemas de participação ativa e cidadã que fortalecem a governança. A partir do embasamento teórico-conceitual da Geografia, alinhado à perspectiva dialética decolonial, criticou-se concepções neocoloniais sobre as paisagens brasileiras que invisibilizam a construção social das florestas por povos e comunidades tradicionais. Por intermédio de pesquisa quali-quantitativa, baseada na Teoria Fundamentada, aplicaram-se questionários eletrônicos e entrevistas, incluindo atividades de campo, levantando-se informações e dados que embasaram o estabelecimento de relações e alicerçaram propostas. Sequencialmente, procedeu-se às análises léxica e de conteúdo, utilizando-se o programa MAXQDA®. Os resultados possibilitaram a interpretação sobre como os 20 entrevistados vislumbram a gestão socioambiental na área de estudos, chegando-se às categorias: preservacionista, conservacionista e autonomista. Além disso, os entrevistados valorizam mais os serviços ecossistêmicos culturais e de provisão. Predominam entendimentos tecnocráticos entre os 102 inquiridos que responderam o questionário, justificando a proposição de um conceito contra-hegemônico de floresta.