Repository logo
 
Publication

Construção de um chatbot para apoio ao estudante

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorRocio, Vitor
dc.contributor.authorWesley, Anila
dc.date.accessioned2021-01-11T10:59:13Z
dc.date.available2021-01-11T10:59:13Z
dc.date.issued2020-12
dc.description.abstractA educação a distância online tem recebido muita atenção ultimamente, devido à pandemia de Covid-19. No entanto, a maioria dos alunos desconhece as suas abordagens pedagógicas, a necessidade de estudo autónomo, os modos de avaliação e também os serviços administrativos, que funcionam principalmente online. Neste contexto, os alunos geralmente precisam de um suporte inicial que algumas instituições fornecem na forma de um curso / módulo de bootcamp. Como a maioria das dúvidas dos novos alunos são as mesmas, neste artigo propomos apresentar um chatbot automatizado que responda diretamente às dúvidas comuns que os alunos têm quando começam a frequentar uma universidade online. O bot foi fornecido aos alunos no módulo bootcamp, complementando a função do monitor do módulo (humano). Após avaliar o feedback dos alunos, obtemos resultados encorajadores, que apontam para a conveniência de usar um chatbot automatizado para responder diretamente às perguntas mais frequentes e para fornecer suporte inicial.pt_PT
dc.description.abstractOnline distance education has received a lot of attention lately, due to the Covid-19 pandemic. However, most students are not familiar with its pedagogical approaches, need for autonomous studying, modes of assessment, and also administrative services, that mostly function online. In this context, students generally need an initial support that some institutions provide in the form of a bootcamp course/module. As most of the doubts of the new students are the same, in this paper we propose to introduce an automated chatbot that directly answers those common questions that students have when they start to attend an online university. The bot was provided to students in the bootcamp module, complementing the role of the (human) module monitor. After assessing student feedback, we obtain encouraging results, that point to the convenience of using an automated chatbot for directly answering frequently asked questions and to provide initial support.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRocio, Vitor; Wesley, Anila - Building a chatbot for student support. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 2182-1801 (Online). Vol. 15 (2020), p. 103-114pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/rcc.v15i0.261pt_PT
dc.identifier.eissn2182-1801
dc.identifier.issn1646-6330
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10373
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/261pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectChatbotpt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectApoio online ao estudantept_PT
dc.subjectPerguntas frequentespt_PT
dc.subjectInvestigação em design sciencept_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectOnline student supportpt_PT
dc.subjectFrequently asked questionspt_PT
dc.subjectDesign science researchpt_PT
dc.titleConstrução de um chatbot para apoio ao estudantept_PT
dc.title.alternativeBuilding a chatbot for student supportpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.startPage103pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Ciências da Computaçãopt_PT
person.familyNameRocio
person.givenNameVitor
person.identifierR-000-HKF
person.identifier.ciencia-id0418-C5A8-59E2
person.identifier.orcid0000-0002-3314-898X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7cab4248-456c-46bf-a1cf-bbd212928171
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cab4248-456c-46bf-a1cf-bbd212928171

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RCC_15_p. 103-114.pdf
Size:
955.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format