Repository logo
 
Publication

A educação intercultural e a literatura infantil: perspetivas e práticas na educação infantil

dc.contributor.authorMarques, Célia
dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.date.accessioned2018-01-29T15:03:08Z
dc.date.available2018-01-29T15:03:08Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA sociedade em que vivemos, cada vez mais globalizada, caracterizada por fenómenos migratórios frequentes, está marcada pela interação de diversas culturas, línguas, religiões. Estas interações estão visíveis no contexto escolar, um espaço, frequentemente, onusto de diversas culturas. E a escola continua a ter de responder a esta diversidade, por isso surge a necessidade de educadores e professores terem uma intervenção adequada. A problemática da educação intercultural surge, assim, como uma temática sempre atual. Neste texto aborda-se esta questão, a partir de um enquadramento que reflete sobre os desafios colocados atualmente a uma educação intercultural e pelo papel que a literatura infantil pode assumir no contexto da educação pré-escolar. Em seguida analisam-se as relações entre as perspetivas e as práticas de um grupo de educadoras de infância, a partir dos relatos realizados pelas mesmas. Verifica-se que, embora reconheçam a importância de uma abordagem intercultural no jardim-de-infância, as suas práticas situam-se em níveis ainda incipientes.pt_PT
dc.description.abstractThe society we live in, increasingly globalized, is characterized by frequent migratory phenomena. This society is also characterized by the interaction of different cultures, languages, religions. These interactions are visible in the school context, a space often filled with diverse cultures. And the school still has to respond to this diversity, so there is the need for educators to have an appropriate intervention. The issue of intercultural education emerges, as well as an ever-present theme. In this paper this issue is approached from a framework that reflects on the challenges currently posed to intercultural education and the role that children's literature can assume in the context of pre-school education. Then we analyse the relations between the perspectives and practices of a group of kindergarten teachers, from reports made by them. It is found that, while recognizing the importance of an intercultural approach in kindergarten, their practices are positioned at incipient levels.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6989
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSPCEpt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectIntercultural educationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectChildren's literaturept_PT
dc.subjectPre-scholar educationpt_PT
dc.titleA educação intercultural e a literatura infantil: perspetivas e práticas na educação infantilpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
oaire.citation.endPage485pt_PT
oaire.citation.startPage479pt_PT
oaire.citation.titleAPACE 2016. Atas do XIII Congresso SPCE - Fronteiras, diálogos e transições na educaçãopt_PT
person.familyNameBastos
person.givenNameGlória
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
XIII_SPCE_2016.pdf
Size:
258 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: