Repository logo
 
Publication

Um percurso para a sustentabilidade na Universidade Aberta

dc.contributor.authorCaeiro, Sandra
dc.contributor.authorGrilo, Rita
dc.contributor.authorMartinho, Ana Paula
dc.contributor.authorNicolau, Paula Bacelar
dc.contributor.authorSimão, João
dc.contributor.authorFerreira, Célia
dc.contributor.authorTrindade, Jorge
dc.contributor.authorOliveira, Carla Padrel de
dc.date.accessioned2023-07-12T18:04:44Z
dc.date.available2023-07-12T18:04:44Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel essencial na implementação de iniciativas e práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo importantes agentes de mudança (Leal Filho et al., 2017, Kapitulcinová et al., 2018). Essas iniciativas podem ser efetuadas em diversos eixos desde o ensino e curricula, às operações no campus, à gestão de organização, à relação com a comunidade externa, à investigação, e à avaliação e comunicação. O objetivo deste trabalho é apresentar as atuais iniciativas de implementação da EDS na Universidade Aberta (UAb), nos seus diversos eixos, efetuando um balanço das vantagens e barreiras dessa implementação e desenvolvimentos futuros. A UAb é uma universidade pública portuguesa de ensino a distância, com cerca de 6000 estudantes em 23 países, em particular no espaço lusófono sendo constituída por quatro unidades orgânicas e uma organizacional nas áreas das Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais e Gestão, Educação, Humanidades e Aprendizagem ao Longo da Vida. A sua sede é em Lisboa, tendo duas Delegações no Porto e Coimbra e dezoito Centros Locais de Aprendizagem (CLA) espalhados pelo continente e ilhas e um em Moçambique. Os CLA resultam da criação de parcerias entre a UAb e a sociedade civil. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, sendo uma instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual® (Pereira et al., 2007). A UAb tem vindo a desenvolver nos últimos anos diversas iniciativas de implementação nos vários domínios da EDS incluindo a avaliação do desempenho e comunicação da sustentabilidade da instituição. Para o efeito, e mais recentemente, a UAb submeteu a avaliação desse desempenho ao programa Sustainability Tracking, Assessment & Rating System (STARS). Como resultado, a UAb passou a integrar a Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education, permitindo, assim, o início de um processo de revisão externa desta avaliação. Como resultado importante da revisão foi atribuído à UAb o Selo STARS Bronze pelas atividades verificadas na área da Sustentabilidade do Campus, sendo a primeira Universidade em Portugal a obter este selo. Os pontos fortes da UAb em termos da implementação da sustentabilidade apoiam-se atualmente na sua dimensão académica (com vários cursos formais e não formais na área da sustentabilidade) e na inovação, incluindo a inclusão (permitindo uma educação para tod@s em qualquer etapa da vida adulta, englobando pessoas com deficiência e reclusos), e não tanto na categoria das operações no campus. No âmbito da avaliação STARS, foram identificadas propostas de melhoria do desempenho da sustentabilidade da UAb. Estas resultaram da aplicação, em 2018, de processos participativos direcionados para a comunidade UAb (colaboradores, administração e alunos) e do desenvolvimento e concretização em 2016 de uma formação direcionada para os colaboradores UAb sobre boas práticas ambientais em contexto organizacional. De forma a dar continuidade à avaliação e às propostas apresentadas foi elaborada uma carta de intenções com um conjunto de propostas e respetivas ações de operacionalização, com vista à melhoria da implementação da sustentabilidade na UAb. Essas propostas estão agora a ser empreendidas, nomeadamente através da (i) elaboração de guias de boas práticas de sustentabilidade para estudantes e funcionários em formato digital; (ii) da promoção do serviço à comunidade com base em iniciativas provenientes dos estudantes e funcionários; e (iii) da avaliação da literacia em sustentabilidade dos docentes. Espera-se que com esta apresentação se possa partilhar a experiencia da UAb e as formas de ultrapassar barreiras na implementação da sustentabilidade nas IES.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCAEIRO, S., GRILO, R., MARTINHO, A.P., BACELAR-NICOLAU, A.P., SIMÃO, J., DIAS-FERREIRA, C., TRINDADE, J., OLIVEIRA, C. (2019) Um percurso para a sustentabilidade na Universidade Aberta. In: Paula Ferreira (ed.) CCS 2019 - Conferência Campus Sustentável, Universidade do Porto, Porto, 31 de outubro. P. 25 – 26. ISBN: 978-972-752-262-0.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-752-262-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14376
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Portopt_PT
dc.subjectFerramenta STARSpt_PT
dc.subjectCampus sustentávelpt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectAvaliação da sustentabilidadept_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.titleUm percurso para a sustentabilidade na Universidade Abertapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleCCS2019. 1º Conferência Campus Sustentávelpt_PT
person.familyNameCaeiro
person.familyNameMartinho
person.familyNameNicolau
person.familyNameSimão
person.familyNameFerreira
person.familyNameTrindade
person.familyNameOliveira
person.givenNameSandra
person.givenNameAna Paula
person.givenNamePaula Bacelar
person.givenNameJoão
person.givenNameCélia
person.givenNameJorge
person.givenNameCarla Padrel de
person.identifier587808
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=WWFc0MkAAAAJ
person.identifier.ciencia-id8515-398A-D241
person.identifier.ciencia-id531E-C994-1039
person.identifier.ciencia-id7D11-BE78-21FD
person.identifier.ciencia-idCF12-E7AC-9933
person.identifier.ciencia-id931E-FBDE-2098
person.identifier.ciencia-id1411-A43D-9266
person.identifier.ciencia-id7015-A6A4-C28D
person.identifier.orcid 0000-0002-6079-3554
person.identifier.orcid0000-0002-8795-3845
person.identifier.orcid0000-0001-5940-5131
person.identifier.orcid0000-0002-7274-8160
person.identifier.orcid0000-0002-7456-2538
person.identifier.orcid0000-0001-5610-5942
person.identifier.orcid0000-0002-6419-7100
person.identifier.ridK-3886-2014
person.identifier.ridM-9060-2013
person.identifier.ridF-9882-2014
person.identifier.scopus-author-id6603297853
person.identifier.scopus-author-id35100668900
person.identifier.scopus-author-id6507462575
person.identifier.scopus-author-id36669254900
person.identifier.scopus-author-id7003458343
person.identifier.scopus-author-id25226689000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione2a8250a-8f09-4f11-a04e-1a3056644ff3
relation.isAuthorOfPublication36369f7e-dbc4-4660-a40f-30fb048f86e0
relation.isAuthorOfPublicationc65a3227-1c5b-4bd3-b49c-95c19d53fdd6
relation.isAuthorOfPublication36cab36f-1109-407f-bab3-36ac06c48c42
relation.isAuthorOfPublicatione30010dd-0512-4da6-a0c9-910b47f18b4f
relation.isAuthorOfPublicationab80ebde-e734-424d-9df2-a211973d5827
relation.isAuthorOfPublicationb9cd96f1-268e-440b-8240-2db65c6f528e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryab80ebde-e734-424d-9df2-a211973d5827

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CCS2019_BoA 1.pdf
Size:
773.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: