Repository logo
 
Publication

Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas

dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.date.accessioned2023-12-27T14:06:19Z
dc.date.available2023-12-27T14:06:19Z
dc.date.issued2023-10-17
dc.description.abstractVários trabalhos têm analisado as áreas problemáticas na pronúncia e na discriminação percetiva do português europeu (PE) por parte de aprendentes de língua materna chinesa. Três áreas frequentemente identificadas como críticas são a oposição entre consoantes oclusivas vozeadas e não vozeadas (e.g. Yang, Rato & Flores, 2015; Oliveira, 2016), o contraste entre as consoantes alveolares lateral e vibrante (e.g. Zhou, 2017) e a distinção entre as vogais (coronais e labiais) médias e baixas (e.g. Castelo & Freitas, 2019). Apesar de ocasionalmente se registar uma desvalorização do ensino da pronúncia, esta capacidade, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade (cf. Derwing & Munro, 2005), é crucial por razões comunicativas e até sociais (e.g. Yates, 2002; Moyer, 2014). Por estes motivos, encontram-se na literatura não só a justificação da importância da pronúncia, como também propostas de estratégias ou princípios relevantes para promover tal capacidade (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Grant, 2014; Alves, 2015). Um dos princípios importantes no ensino-aprendizagem da pronúncia é o da autonomia do aprendente: este deve ter instrumentos que lhe permitam melhorar a sua pronúncia sem depender demasiado do docente (e.g. Kruk & Pawlak, 2014). O recurso ao treino da pronúncia assistido por computador (CAPT: computer-assisted pronunciation training) constitui, precisamente, um dos meios para alcançar tal autonomia (e.g. Levis, 2007; Rogerson-Revell, 2021). Considerando a relevância dos recursos digitais para o treino autónomo da pronúncia por parte do aprendente e a necessidade de lhe fornecer um conjunto mínimo de orientações, esta comunicação visa apresentar e fundamentar três sequências de treino da pronúncia do PE, baseadas em recursos digitais gratuitos e propostas para uso autónomo dos aprendentes de língua materna chinesa. Assim, este trabalho inclui três partes. Primeiro, faz-se um breve enquadramento do tema, recorrendo a diversas referências bibliográficas sobre o ensino da pronúncia e sobre as áreas problemáticas na pronúncia do PE por aprendentes chineses. De seguida, apresentam-se três sequências de treino da pronúncia do PE baseadas em recursos digitais já existentes ou expressamente criados para as sequências em causa – uma sequência sobre cada uma das seguintes oposições fonológicas da língua: oclusivas vozeadas, [b, d, g], vs. não vozeadas, [p, t, k]; lateral [l] vs. vibrante [ɾ]; vogais (coronais e labiais) médias, [e, o], vs. baixas, [ɛ, ɔ]. Finalmente, reflete-se sobre as potencialidades de tais sequências em termos de investigação acerca da aquisição fonológica do PE como língua adicional.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais (portugueses) através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00214/2020/FCT.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, A. (2023). Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas. 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa (Universidade de Macau, China, 17-20/10/2023).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15303
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPortuguês como língua adicionalpt_PT
dc.subjectPortuguês europeupt_PT
dc.subjectAprendentes chinesespt_PT
dc.subjectAprendizagem da pronúnciapt_PT
dc.subjectTreino da pronúncia assistido por computadorpt_PT
dc.titleDesenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Macau, Chinapt_PT
oaire.citation.title1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesapt_PT
person.familyNameCastelo
person.givenNameAdelina
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Castelo 2023-Macau.pdf
Size:
2.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format