Publication
Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T14:06:19Z | |
dc.date.available | 2023-12-27T14:06:19Z | |
dc.date.issued | 2023-10-17 | |
dc.description.abstract | Vários trabalhos têm analisado as áreas problemáticas na pronúncia e na discriminação percetiva do português europeu (PE) por parte de aprendentes de língua materna chinesa. Três áreas frequentemente identificadas como críticas são a oposição entre consoantes oclusivas vozeadas e não vozeadas (e.g. Yang, Rato & Flores, 2015; Oliveira, 2016), o contraste entre as consoantes alveolares lateral e vibrante (e.g. Zhou, 2017) e a distinção entre as vogais (coronais e labiais) médias e baixas (e.g. Castelo & Freitas, 2019). Apesar de ocasionalmente se registar uma desvalorização do ensino da pronúncia, esta capacidade, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade (cf. Derwing & Munro, 2005), é crucial por razões comunicativas e até sociais (e.g. Yates, 2002; Moyer, 2014). Por estes motivos, encontram-se na literatura não só a justificação da importância da pronúncia, como também propostas de estratégias ou princípios relevantes para promover tal capacidade (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Grant, 2014; Alves, 2015). Um dos princípios importantes no ensino-aprendizagem da pronúncia é o da autonomia do aprendente: este deve ter instrumentos que lhe permitam melhorar a sua pronúncia sem depender demasiado do docente (e.g. Kruk & Pawlak, 2014). O recurso ao treino da pronúncia assistido por computador (CAPT: computer-assisted pronunciation training) constitui, precisamente, um dos meios para alcançar tal autonomia (e.g. Levis, 2007; Rogerson-Revell, 2021). Considerando a relevância dos recursos digitais para o treino autónomo da pronúncia por parte do aprendente e a necessidade de lhe fornecer um conjunto mínimo de orientações, esta comunicação visa apresentar e fundamentar três sequências de treino da pronúncia do PE, baseadas em recursos digitais gratuitos e propostas para uso autónomo dos aprendentes de língua materna chinesa. Assim, este trabalho inclui três partes. Primeiro, faz-se um breve enquadramento do tema, recorrendo a diversas referências bibliográficas sobre o ensino da pronúncia e sobre as áreas problemáticas na pronúncia do PE por aprendentes chineses. De seguida, apresentam-se três sequências de treino da pronúncia do PE baseadas em recursos digitais já existentes ou expressamente criados para as sequências em causa – uma sequência sobre cada uma das seguintes oposições fonológicas da língua: oclusivas vozeadas, [b, d, g], vs. não vozeadas, [p, t, k]; lateral [l] vs. vibrante [ɾ]; vogais (coronais e labiais) médias, [e, o], vs. baixas, [ɛ, ɔ]. Finalmente, reflete-se sobre as potencialidades de tais sequências em termos de investigação acerca da aquisição fonológica do PE como língua adicional. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por fundos nacionais (portugueses) através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00214/2020/FCT. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Castelo, A. (2023). Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas. 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa (Universidade de Macau, China, 17-20/10/2023). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15303 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Português como língua adicional | pt_PT |
dc.subject | Português europeu | pt_PT |
dc.subject | Aprendentes chineses | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da pronúncia | pt_PT |
dc.subject | Treino da pronúncia assistido por computador | pt_PT |
dc.title | Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Macau, China | pt_PT |
oaire.citation.title | 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa | pt_PT |
person.familyName | Castelo | |
person.givenName | Adelina | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-ABA2-80B9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9079-1066 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1