Repository logo
 
Publication

Atitudes e comportamentos das famílias sobre consumo sustentável

datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
datacite.subject.sdg11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
dc.contributor.advisorCaeiro, Sandra
dc.contributor.authorCosta, Glória
dc.date.accessioned2011-10-18T11:07:38Z
dc.date.available2011-10-18T11:07:38Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractAs famílias da actualidade, muito associadas ao consumismo e ao materialismo têm hoje uma pesada herança a receber e a transmitir fruto dos excessos económicos e empresariais. Estudos desenvolvidos noutros países identificam inequivocamente o consumo das famílias como sendo o principal contributo para os problemas ambientais, tais como a mudança climática, a poluição do ar, o uso do solo e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Este facto não deixa quaisquer dúvidas de que são requeridas mudanças de hábitos e de padrões de consumo para o alcance de um futuro sustentável. Dado ser uma área que ainda não tem grande desenvolvimento em Portugal, pretendeu-se com o presente trabalho contribuir para o estudo dos actuais conhecimentos relativos às atitudes e comportamentos das famílias portuguesas sobre o consumo sustentável. Este estudo centrou-se numa amostra de conveniência, os estudantes da Universidade Aberta, dada a sua abrangência geográfica, tendo sido desenvolvido um inquérito por questionário, de forma a analisar em pormenor a percepção destas famílias portuguesas sobre esta temática. E permitiu perceber de que forma as famílias agem e se comportam nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho a desenvolver, por indução da inacção nessas temáticas. Como foi o caso da compostagem doméstica e dos transportes pessoais, entre outros pontos.por
dc.description.abstractThe families of today, closely associated with consumerism and materialism have a heavy legacy today to receive and convey the result of economic and corporate excesses. Studies undertaken in other countries clearly identify household consumption as the main contributor to environmental problems such as climate change, air pollution, land use and waste production. This fact putt the families at the center of the problem, the multiplier effect of their attitudes and behaviors,eaving no doubt that changes are required in habits and consumption patterns to achieve a sustainable future. Since it is an area that still has great development in Portugal, it was intended with this work contribute to the study of current knowledge concerning the attitudes and behaviors of families on sustainable consumption. An convenience sample was used the students at the Universidade Aberta, due to their geographical extent. An detail questionnaire survey was developed to examine the perception of these Portuguese families on this issue. And allowed to understand how families act and behave in their domestic options, leading to the perception of the areas where there is more work to be done by induction of inaction on these issues. As was the case of home composting and personal transport, among others.
dc.identifier.citationCosta, Glória - Atitudes e comportamentos das famílias sobre consumo sustentável [Em linha]. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 203 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1898
dc.language.isoporpor
dc.subjectSociedade de consumopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectHábitospor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectQualidade do ambientepor
dc.subjectDesenvolvimento sustentadopor
dc.subjectSustainable household consumptionpor
dc.subjectFamiliespor
dc.subjectHouseholdpor
dc.titleAtitudes e comportamentos das famílias sobre consumo sustentávelpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMCAP_GloriaCosta.pdf
Size:
3.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: