Repository logo
 
Publication

O orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?

dc.contributor.authorAbrantes, Pedro
dc.date.accessioned2024-11-19T19:07:35Z
dc.date.available2024-11-19T19:07:35Z
dc.date.issued2023-06-30
dc.description.abstractO presente artigo enquadra e discute, num primeiro momento, o Orçamento Participativo das Escolas, um programa público levado a cabo em Portugal desde 2017, à luz dos estudos que têm vindo a acompanhar a aplicação desta metodologia, a nível internacional, assim como de investigação educacional de fundo sobre a relação entre Escola Pública e Democracia. Num segundo momento, o artigo apresenta alguns dos resultados da 5.ª edição desta iniciativa (2021), constatando-se que, mesmo num período de pandemia, o programa envolveu centenas de escolas, nas quais os/as estudantes elaboraram propostas de melhoria e participaram nas votações. Observa-se um maior impacto nas regiões Norte e Centro, bem como no 3.º ciclo do ensino básico. Analisam-se as propostas dos/as estudantes, constatando-se um predomínio das orientadas para o bem-estar e as sociabilidades, mas com uma expressão relevante das que visam um reforço das atividades físicas e desportivas, o apetrechamento digital, a sustentabilidade ambiental ou a inovação educativa. Argumenta-se que este programa, desde que enquadrado no projeto educativo e práticas pedagógicas, tem potencial para promover a vida democrática, mas a sua concretização desarticulada e distorcida pode conduzir a um engodo democrático e a um aumento das desigualdades. Conclui-se com pistas para a investigação e intervenção.pt_PT
dc.description.abstractIn the first section, this article frames and discusses the School Participatory Budget, a public programme carried out in Portugal since 2017, in the scope of international studies on developing this methodology and educational research on the relationship between Public School and Democracy. Secondly, some results of the 5th edition of this initiative (2021) are pointed out, underlying that, even in a pandemic period, the programme involved hundreds of schools, in which students prepared proposals for its improvement and participated in polls. A greater impact was observed in the North and Center regions and lower secondary education. The students’ proposals are analysed, revealing a predominance of those aimed at well-being and sociability but with a relevant expression of those aimed at reinforcing physical and sports activities, digital resources, environmental sustainability and pedagogical innovation. The main argument is that such a programme, as long as properly framed in the school’s educational project and pedagogical practices, has the potential to promote democratic life. Still, a disjointed and/or distorted implementation can lead to democratic deception and increased inequalities. Finally, some issues for future research and intervention are sketched.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24840/esc.vi65.610pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16815
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIIEpt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectPolíticaspt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.titleO orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?pt_PT
dc.title.alternativeParticipatory budgeting in schools: A space for building democracy?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Sociedade & Culturaspt_PT
oaire.citation.volume65pt_PT
person.familyNameAbrantes
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id9A17-6151-34BB
person.identifier.orcid0000-0001-9572-9563
person.identifier.scopus-author-id55522704900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
04_Pedro+Abrantes-1.pdf
Size:
197.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: