Repository logo
 
Publication

Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCs

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSouza, Flávio Lemos de
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.contributor.authorMarinho, Vitor Duncan
dc.date.accessioned2020-05-27T10:36:51Z
dc.date.available2020-05-27T10:36:51Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionEste artigo faz parte da produção no âmbito do Pós-DOC acolhido pela UID 4372/FCT- Laboratório de Educação a Distância e eLearning, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal.pt_PT
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo é o de oferecer contribuições para formulação de frameworks como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs mais eficientes e com melhor qualidade. Dois estudos de caso foram realizados com MOOCs financiados pela Comissão Europeia, cujo principal objetivo é o de introduzir educadores presenciais junto a algumas experiências pedagógicas positivas em ambiente virtual, e que podem ser aplicadas ao ensino presencial. Os resultados levaram à observação de que, embora o MOOC em análise tenha demonstrado conformidade com relação à maioria dos principais fundamentos pedagógicos, vários outros importantes aspectos pedagógicos secundários, designs instrucionais, assim como a usabilidade da plataforma educacional, não receberam a atenção necessária. Os resultados do presente estudo conduziram à conclusão de que frameworks, concebidos como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs, devem incluir não apenas teorias, conceitos e princípios pedagógicos fundamentais e gerais (como a maioria deles atualmente o fazem), mas também integrar a estes - e de forma articulada - os imprescindíveis aspectos secundários práticos, como, por exemplo, o design instrucional e o projeto do sistema de aprendizagem centrada no usuáriopt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to offer some contributions to the development of frameworks as tools to support the development of better quality and more efective MOOCs. Two empirical studies have been carried out addressing a MOOC funded by the European Commission, whose main objective is to introduce face to face teachers to some positive pedagogical experiences in virtual environment which could be applied to their presential teaching. The results led to the observation that although the MOOC under analysis demonstrated compliance to most of high level and theoretical pedagogical MOOCs principles, some important low level pedagogical aspects, instructional designs, as well as the usability of the educational platform, have not been received the attention as required. In conclusion, this paper supports the view that frameworks conceived as a tool to support MOOC design to meet quality and efective learning experience, should include not only high level theories and pedagogical principles (as most of they currently do), but also to integrate these- and in an articulated way-with the essential practical secondary aspects, such as the instructional design and the user-cente-red learning system design.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouza, L. F., Morgado, L., Marinho, D. V. (2019). Contribuições para um Framework para Avaliação de Qualidade e Eficácia de MOOCs. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1, pp. 1-14.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.310pt_PT
dc.identifier.eissn1806-1362
dc.identifier.issn2359-0343
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9720
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherABED - Associação Brasileira de Educação a Distânciapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/310/292pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMOOCpt_PT
dc.subjectAvaliação da qualidadept_PT
dc.subjectFrameworkpt_PT
dc.titleContribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCspt_PT
dc.title.alternativeContributions to a framework for evaluation of quality and efficiency of MOOCspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciapt_PT
person.familyNameMorgado
person.familyNameMarinho
person.givenNameLina
person.givenNameVitor Duncan
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.orcid0000-0002-9418-1249
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublicationbe4e17f5-3d23-4ef6-b88d-aef0717f34b8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybe4e17f5-3d23-4ef6-b88d-aef0717f34b8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
fzouza_linamorgado_vduncan_framework_MOOC_qualidade.pdf
Size:
551.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo