Repository logo
 
Publication

A educação e interculturalidade na cidade de New Bedford

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSilva, Mário Filipe da
dc.contributor.authorSantos, Marla Margarida Hilário Pascoal
dc.date.accessioned2022-12-21T13:26:59Z
dc.date.available2022-12-21T13:26:59Z
dc.date.issued2022-11-29
dc.date.submitted2022-12-21
dc.description.abstractA presente investigação visa conhecer a preocupação da relação entre Educação e Interculturalidade na cidade de New Bedford dos Estados Unidos da América (EUA), na perspetiva dos professores e dos membros de centros, associações e museus culturais, bem como, aferir a sensibilidade dos mesmos, para a importância da interculturalidade em contexto educativo, de modo a potenciar o ensino da aprendizagem cultural mais universal. Com esta visão e numa tentativa de compreender relação existente entre a educação e a interculturalidade na cidade de New Bedford, temos por objetivo demonstrar, corroborar e atestar que a importância da educação intercultural, deve ser um elemento fundamental no ensino da educação para a cidadania, bem como, na construção intercultural, pluricultural e multicultural das nossas sociedades. Após análise dos dados, os 40 participantes, de entidades públicas e privadas de ensinos escolares e membros culturais de algumas instituições privadas da cidade de New Bedford, nas suas diversas respostas demonstram preocupações interculturais, quando afirmam que estão totalmente de acordo no que diz respeito à preocupação em apoiar a liberdade de expressão cultural do outro, bem como quando referem a importância do contributo para a valorização dos saberes sociais e populares, e ainda quando referem que todos nós temos uma identidade com múltiplas facetas. Relativamente aos resultados os professores e membros de centros, associações e museus culturais de New Bedford dos EUA acharam importante a presença da interculturalidade no contexto educativo. Concluímos que 57% dos inquiridos referem a escola como contexto mais adequado e apropriado para o ensino de uma educação intercultural. O contexto escolar leva a que a educação intercultural seja vista como um ponto de partida para o desenvolvimento de consciências interculturais, em que cada indivíduo contribui para o desenvolvimento da mesma.pt_PT
dc.description.abstractThe present research aims at understanding the relationship between the education and interculturalism in the city of New Bedford in the United States of America (USA), from the perspective of teachers and members of cultural centers, associations, and museums, as well as to assess their sensitivity to the importance of interculturalism in the educational context, in order to enhance the teaching of a more universal cultural learning. With this vision, and in an attempt to understand the relationship between education and interculturalism in the city of New Bedford, we aim to demonstrate, corroborate and attest that the importance of intercultural education should be a fundamental element in the teaching of citizenship education, as well as in the intercultural, pluricultural and multicultural construction of our societies. In the data analysis, the 40 participants, from public and private schools and cultural members of some private institutions in the city of New Bedford, in their various responses demonstrate intercultural concerns, when they state that they fully agree with the concern to support the freedom of cultural expression of the Other, as well as when they refer to the importance of contributing to the valorization of social and popular knowledge, and when they state that we all have an identity with multiple facets. Regarding the results, the teachers and members of cultural centers, associations and museums in New Bedford in the USA considered important the presence of interculturality in the educational context. We conclude that 57% of the respondents refer to school as the most suitable and appropriate context for teaching intercultural education. The school context leads to intercultural education being seen as a starting point for the development of intercultural awareness, in which each individual contributes to its developmentpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Marla Margarida Hilário Pascoal - A educação e interculturalidade na cidade de New Bedford [Em linha]. [S.l.]: s.n.], 2022. 128 p.
dc.identifier.tid203185811
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12800
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectContexto escolarpt_PT
dc.subjectNew Bedfordpt_PT
dc.subjectEstados Unidos da Américapt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectInterculturalismpt_PT
dc.subjectIntercultural educationpt_PT
dc.subjectSchool contextpt_PT
dc.titleA educação e interculturalidade na cidade de New Bedfordpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua não Materna apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPLNM_MarlaSantos.pdf
Size:
3.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: