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- Uncovering abnormal water consumption patterns for sustainability’s sake: a statistical approachPublication . Borges, Ana; Cordeiro, Clara; Ramos, Maria do RosárioMonitoring domestic water usage may help the water utilities uncover abnormal water consumption. In this context, it is necessary to improve and develop tools based on data analysis of households’ meter readings. This study contributes to this goal by using a statistical methodology that detects abnormal water consumption patterns, namely, significant increases or decreases. This approach relies on a combination of methods that analyse billed water consumption time series. The first step is to decompose the time series using Seasonal-Trend decomposition based on Loess. Next, breakpoint analysis is performed on the seasonally adjusted time series to look for changes in the pattern over time. Afterwards, the Mann–Kendall test and Sen’s slope estimator are applied to assess whether there are significant increases or decreases in water consumption. The strategy is applied to water consumption data from the Algarve, Portugal, successfully detecting breakpoints associated with significant increasing or decreasing trends.
- Métodos estatísticos na avaliação do gradiente de pressão sistólica, da hipertensão e da medicação após implantação de stent por coartação da aortaPublication . Coutinho, Maria Luisa Costa; Carolino, Elisabete; Oliveira, AmílcarEste estudo utilizou uma base de dados anonimizada, com 79 pacientes com coartação da aorta nativa ou recorrente e que foram submetidos a implantação de stent. Trata-se dum estudo retrospetivo, com dados clínicos colhidos de rotina. O principal objetivo foi analisar os fatores que influenciam os resultados da intervenção, quer imediatos quer a médio e longo prazo. Uma primeira análise teve por objetivo encontrar os fatores que influenciam o valor do gradiente de pressão sistólica, imediatamente após a implantação de stent. Recorreu-se à regressão ordinal e concluiu-se que os fatores significativos são a hipoplasia do arco transverso e o grau de estenose da aorta. Numa segunda análise encontraram-se as variáveis que distinguem os pacientes normotensos dos hipertensos, após implantação de stent, a médio e longo prazo. Foi ajustado um modelo de regressão logística binária e concluiu-se que os fatores significativos são a hipoplasia do arco transverso da aorta, o gradiente de pressão sistólica antes da implantação do stent, a idade de implantação do 1º stent e o número de anti-hipertensivos que o paciente tomava antes da intervenção. Na terceira análise selecionaram-se apenas os pacientes que reduziram a medicação após a implantação do stent e ajustou-se um modelo de regressão de Poisson. Concluiuse que a hipoplasia do arco transverso da aorta e a necessidade duma segunda intervenção de dilatação do balão ou reimplantação de stent são preditores significativos do número de fármacos anti-hipertensivos que o paciente necessita, a médio e longo prazo.
- A educação e interculturalidade na cidade de New BedfordPublication . Santos, Marla Margarida Hilário Pascoal; Silva, Mário Filipe daA presente investigação visa conhecer a preocupação da relação entre Educação e Interculturalidade na cidade de New Bedford dos Estados Unidos da América (EUA), na perspetiva dos professores e dos membros de centros, associações e museus culturais, bem como, aferir a sensibilidade dos mesmos, para a importância da interculturalidade em contexto educativo, de modo a potenciar o ensino da aprendizagem cultural mais universal. Com esta visão e numa tentativa de compreender relação existente entre a educação e a interculturalidade na cidade de New Bedford, temos por objetivo demonstrar, corroborar e atestar que a importância da educação intercultural, deve ser um elemento fundamental no ensino da educação para a cidadania, bem como, na construção intercultural, pluricultural e multicultural das nossas sociedades. Após análise dos dados, os 40 participantes, de entidades públicas e privadas de ensinos escolares e membros culturais de algumas instituições privadas da cidade de New Bedford, nas suas diversas respostas demonstram preocupações interculturais, quando afirmam que estão totalmente de acordo no que diz respeito à preocupação em apoiar a liberdade de expressão cultural do outro, bem como quando referem a importância do contributo para a valorização dos saberes sociais e populares, e ainda quando referem que todos nós temos uma identidade com múltiplas facetas. Relativamente aos resultados os professores e membros de centros, associações e museus culturais de New Bedford dos EUA acharam importante a presença da interculturalidade no contexto educativo. Concluímos que 57% dos inquiridos referem a escola como contexto mais adequado e apropriado para o ensino de uma educação intercultural. O contexto escolar leva a que a educação intercultural seja vista como um ponto de partida para o desenvolvimento de consciências interculturais, em que cada indivíduo contribui para o desenvolvimento da mesma.